Análise do nível de maturidade em inovações sustentáveis de uma empresa brasileira do setor de cosméticos e higiene pessoal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorMello, Luiz Carlos Brasil de Brito-
Autor(es): dc.creatorTávora, Nathalia Finoquio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27365-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775123-
Descrição: dc.descriptionCom um mercado bastante concorrido e globalizado, a inovação torna-se um fator fundamental para o crescimento das empresas, assim como para a sua capacidade de se manter ativa no mercado. Além do objetivo de obter maiores lucros, as organizações também buscam diminuir os impactos ambientais causados por suas atividades, considerando as questões sociais e o meio ambiente como valores essenciais para o seu desenvolvimento. Assim, torna-se importante mensurar o grau de maturidade de práticas inovadoras sustentáveis que uma empresa possui. O presente trabalho aplicou o Modelo de Maturidade desenvolvido pelo centro de pesquisa Lowell (VELEVA et al., 2003) para mensurar o nível de maturidade em sustentabilidade de uma empresa brasileira que atua na produção de produtos de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal, analisando os indicadores de sustentabilidade já utilizados, com o objetivo de verificar a aplicabilidade do modelo e sua utilização como ferramenta para a busca do desenvolvimento sustentável. O modelo possui cinco níveis para a classificação dos indicadores. Quanto à metodologia, esta se tratou de um estudo de caso, através de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório suportada por entrevistas. Os resultados obtidos evidenciaram que a empresa estudada possui comportamentos éticos e adota metas cada vez mais compatíveis com o desenvolvimento sustentável, possuindo indicadores de todos os níveis de hierarquia. Além disso, foi possível observar uma concentração maior de indicadores no nível 2, caracterizando a busca por redução de custos por parte da organização. Por fim, o modelo implementado mostrou-se eficaz na análise do nível de sustentabilidade em inovações de produto e processo de uma empresa.-
Descrição: dc.descriptionWith a very competitive and globalized market, innovation becomes a fundamental factor for the growth of companies, as well as for their ability to remain active in the market. In addition to the objective of obtaining greater profits, organizations also seek to reduce the environmental impacts caused by their activities, considering social issues and the environment as essential values for their development. Therefore, it becomes important to measure the degree of maturity of sustainable innovative practices that a company has. This project applied the Maturity Model developed by the Lowell Research Center (VELEVA et al., 2003) to measure the level of sustainability maturity of a Brazilian company that operates in the production of perfumery, cosmetics and personal hygiene products, analyzing the sustainability indicators already used, with the objective of verifying the applicability of the model and its use as a tool for the pursuit of sustainable development. The model has five levels for classifying the indicators. About the methodology, this was a case study, through exploratory qualitative research supported by interviews. The results showed that the studied company has ethical behavior and goals compatible with sustainable development, having indicators of all levels of hierarchy. In addition, it was possible to observe a greater concentration of indicators at level 2, characterizing the organization's search for cost reduction. Finally, the implemented model proved to be effective in analyzing the level of sustainability in product and process innovations of a company.-
Descrição: dc.description50 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectInovações sustentáveis-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores de Sustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectModelo Hierárquico de Lowell-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectIndicador ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate Sustainability-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable Innovations-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability Indicators-
Palavras-chave: dc.subjectMaturity Model-
Palavras-chave: dc.subjectLowell's Hierarchical Model-
Título: dc.titleAnálise do nível de maturidade em inovações sustentáveis de uma empresa brasileira do setor de cosméticos e higiene pessoal-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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