Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Botelho, Thaynara Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Botelho, Thaynara Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Ana Maria Almeida da | - |
Autor(es): dc.contributor | Tosta, Késia Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Thayná de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16092 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775107 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho final de curso teve como objetivo analisar a autonomia relativa das assistentes sociais na assistência estudantil da UFF Campos e como isso interfere no seu trabalho profissional. Esse trabalho se fundamenta no método elaborado por Karl Marx, qual seja: o materialismo histórico dialético. Para o alcance do objetivo realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo a qual foi desenvolvida por uma abordagem qualitativa (que utiliza a coleta de dados para desvelar questões de pesquisa). Para tanto, foi enviado um questionário por e-mail para as assistentes sociais de modo a obter uma compreensão e explicação mais ampla do tema abordado. Identificou-se, através da pesquisa, a importância que a assistência estudantil possui na vida acadêmica dos alunos e o papel fundamental que a autonomia tem no exercício profissional das assistentes sociais. Esta autonomia é prejudicada em razão da dependência que a assistência estudantil da UFF Campos tem à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (responsável pela oferta de bolsas/ auxílios destinados aos alunos). Porém, com os resultados da pesquisa, foi possível observar um avanço na relação das profissionais com esse setor, que fica situado em Niterói. | - |
Descrição: dc.description | The present final course work aimed to analyze the relative autonomy of social workers in student assistance at UFF Campos and how it interferes with their professional work. This work is based on the method developed by Karl Marx, namely: dialectical historical materialism. To achieve the objective, a bibliographic and field research was carried out, which was developed using a qualitative approach (which uses data collection to unveil research questions). To this end, a questionnaire was sent by e-mail to social workers in order to obtain a broader understanding and explanation of the topic addressed. Through the research, it was identified the importance that student assistance has in the academic life of students and the fundamental role that autonomy has in the professional practice of social workers. This autonomy is impaired due to the dependence that UFF Campos student assistance has on the dean of student affairs (responsible for the offer of scholarships / aid for students). However, with the results of the research, it was possible to observe an advance in the relationship of professionals with this sector, which is located in Niterói. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia relativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência em instituições | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student assistance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relative autonomy | - |
Título: dc.title | A importância da assistência estudantil e suas particularidades no trabalho das assistentes sociais na UFF Campos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: