Racismo e a criminalização da juventude pobre e negra: uma análise a partir da realidade do Centro de Socioeducação Profª Marlene Henrique Alves (CENSE PMHA) - Unidade Norte Fluminense.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIsabela Sarmet de Azevedo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9277882277931958-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Maria Clélia.-
Autor(es): dc.contributorlattes.cnpq.br/7485476154174298-
Autor(es): dc.contributorSilva, Andréa Simone de Assis-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8503029854846457-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6798158104007521-
Autor(es): dc.creatorAMARAL, Douglas Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28242-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775103-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como tema o debate do racismo e a criminalização da juventude pobre e negra e os seus desdobramentos para o encarceramento em massa desta no cumprimento de medida socioeducativa de Internação no Centro de Socioeducação Prof.ª Marlene Henrique Alves (CENSE PMHA), Unidade no Norte Fluminense. Mais especificamente, tomamos como objeto o racismo por trás do processo de encarceramento da juventude pobre e negra, como uma expressão da questão social, buscando compreender, de forma crítico-dialética, as práticas que justificam a criminalização e o encarceramento em massa de adolescentes e jovens. Para isso, recorreu-se a bibliografias produzidas por Almeida (2018), Borges (2018), Eurico (2013), Fernandes (2009), Moura (2014) e Quijano (2005). A metodologia é composta por pesquisa bibliográfica e análise documental, a partir de dados parciais fornecidos pelo Centro de Socioeducação supracitado, responsável pela execução das medidas de meio fechado do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase), e, além disso, contou com entrevista semiestruturada com o Promotor de Justiça, responsável pela 2ª Promotoria da Infância e Juventude de Campos dos Goytacazes. Considerando o caráter interventivo do Serviço Social, entendemos que a profissão precisa apreender a realidade brasileira e sua formação sócio-histórica de forma crítica, para que não reproduza o racismo e silencie as desigualdades que existem. Desta forma, é preciso que o Serviço Social compreenda de forma crítica os projetos estruturais e institucionais para que tenha subsídios no enfrentamento das desigualdades raciais. Assim, articulamos, no decorrer deste trabalho, a formação sócio-histórica brasileira e suas particularidades e a sua relação com a criminalização da juventude pobre e negra em cumprimento de medida socioeducativa de internação, e o exercício profissional do/a assistente social no combate ao racismo, a fim de alcançar a efetivação do projeto ético-político do Serviço Social no cotidiano.-
Descrição: dc.descriptionThe present work has as its theme the debate on racism and the criminalization of poor and black youth and its consequences for the mass incarceration of the latter in the fulfillment of a socio-educational internment measure at the Socioeducation Center Prof.ª Marlene Henrique Alves (CENSE PMHA), Unit in the North of Rio de Janeiro. More specifically, we take as an object the racism behind the process of incarceration of poor and black youth, as an expression of the social issue, seeking to understand, in a critical-dialectical way, the practices that justify the criminalization and mass incarceration of adolescents and young. For this, bibliographies produced by Almeida (2018), Borges (2018), Eurico (2013), Fernandes (2009), Moura (2014) and Quijano (2005) were used. The methodology consists of bibliographic research and document analysis, based on partial data provided by the aforementioned Socioeducation Center, responsible for the execution of the closed medium measures of the General Department of Socioeducative Actions (Novo Degase), and, in addition, had an interview semi-structured with the Prosecutor of Justice, responsible for the 2nd Prosecutor's Office for Children and Youth in Campos dos Goytacazes. Considering the social service's interventional character, we understand that the profession needs to apprehend the Brazilian reality and its socio-historical formation in a critical way, so that it does not reproduce racism and silence the existing inequalities. Thus, it is necessary that the Social Service critically understand the structural and institutional projects so that it has subsidies in the confrontation of racial inequalities. Thus, in the course of this work, we articulated the Brazilian socio-historical formation and its particularities and its relationship with the criminalization of poor and black youth in compliance with a socio-educational internment measure, and the professional practice of the social worker in the fight against racism, in order to achieve the effectiveness of the social service's ethical-political project in daily life.-
Descrição: dc.description81-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectracismo; criminalização; medida socioeducativa; Serviço Social.-
Palavras-chave: dc.subjectracism; criminalization; socio-educational measure; Social Service-
Título: dc.titleRacismo e a criminalização da juventude pobre e negra: uma análise a partir da realidade do Centro de Socioeducação Profª Marlene Henrique Alves (CENSE PMHA) - Unidade Norte Fluminense.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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