Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vogel, Michely Jabala Mamede | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Bruno Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Joice Cleide Cardoso Ennes de | - |
Autor(es): dc.creator | Coutinho, Amanda dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31930 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775093 | - |
Descrição: dc.description | A comunidade científica é o meio pelo qual se constrói o método científico, responsável por dar a devida confiabilidade às informações circulantes dentro e fora do ciclo da ciência. Tais trocas podem ser observadas sob os mais variados aspectos, sejam eles sociais, ou construtivos. A análise desses contextos vêm sendo difundidas e se tornando uma preocupação crescente tendo em vista as mudanças tecnológicas e comportamentais da sociedade. Dessa forma, busca-se compreender como tais interações podem se dar, enquanto evidência de elementos fundamentais da comunicação científica e, para tanto, o objetivo deste trabalho é mapear a produção dos docentes do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (GCI/UFF) entre 2018 e 2021, a partir do currículo Lattes, destacando as relações de coautorias entres esses professores. Com caráter descritivo e exploratório, esta pesquisa se debruçou sobre indicadores de produção e de colaboração, identificando os perfis e as correlações de cada docente através de suas coautorias, como base na Análise de Redes Sociais. Foram analisadas as produções de 24 docentes. Destes, sete não publicaram com os colegas de trabalho. Entre os demais 17, há diferentes níveis de colaboração com os demais professores do departamento, tanto em número de colegas como em quantidade trabalhos com os mesmos parceiros. Observa-se que a rede se encontra parcialmente conectada, apresentando perfis distintos de colaboração. | - |
Descrição: dc.description | The scientific community is how the scientific method is built, responsible for giving reliability to the information circulating inside and outside the science cycle. Such exchanges can be observed under the most varied aspects, whether social or constructive. The analysis of these contexts has been widespread and has become a growing concern in view of the technological and behavioral changes in society. In this way, we seek to understand how such interactions can take place, while evidence fundamental elements of scientific communication, and for that, our objective is mapping the production of professors from the Department of Information Science of Universidade Federal Fluminense (GCI/UFF) between 2018 and 2021, based on the Lattes curriculum, highlighting the co-authorship relationships between these faculty. With a descriptive and exploratory character, this research focused on production and collaboration indicators, comprising the profiles and correlations of each professor through their co-authorship, based on Social Network Analysis. The productions of 24 professors were analyzed. Of these, seven did not publish with CGI co-workers. Among the other 17, there are different levels of collaboration with the other professors in the department, both in terms of the number of colleagues and the amount of work with the same partners. It is observed that the network is partially connected, presenting different profiles of collaboration. | - |
Descrição: dc.description | 71 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Departamento de Ciência da Informação (GCI/UFF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes de coautoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Department of Information Science (GCI/UFF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Co-authoring networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific production | - |
Título: dc.title | A comunicação científica e suas redes de colaboração: estudo das coautorias no Departamento de Ciência da Informação da UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: