A dimensão institucional das desigualdades educacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.contributorVargas, Hustana Maria-
Autor(es): dc.contributorChristovão, Ana Carolina-
Autor(es): dc.creatorSalustiano, Ana Carolina Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22774-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775086-
Descrição: dc.descriptionA desigualdade educacional é um fenômeno fundamental na compreensão da organização do sistema de estratificação moderno. Os principais mecanismos que atuam na durabilidade do fenômeno foram mapeados por diversas correntes teóricas que apontam, entre outros, para as características institucionais dos sistemas escolares. Este trabalho tem como objetivo identificar as relações entre a organização acadêmica da escola, seus arranjos institucionais e o conhecimento e percepção dos estudantes a respeito de uma possível mudança nas práticas escolares colocada em pauta pelo programa Escola Sem Partido. A principal questão que se coloca é entender em que medida o acesso à informação e as diferentes percepções dos estudantes podem ser explicadas pelas diferenças entre as unidades educacionais. A hipótese é de que estudantes de escolas que reúnem um maior conjunto de características consideradas eficazes tem mais chances de ter informações sobre o Programa. Para mapear as características externas e internas às escolas foram utilizados dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Para analisar o conhecimento e percepção dos estudantes sobre o Escola Sem Partido, foi realizada uma pesquisa de campo em três colégios de nível médio do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que a escola que reúne o maior número de características das escolas eficazes é também aquela na qual os estudantes possuem maior conhecimento sobre o ESP, confirmando a hipótese inicial da pesquisa. No entanto, as similaridades observadas quanto ao posicionamento sobre adoção do programa indicam que os efeitos das escolas eficazes podem não ser tão determinantes quanto a percepção da informação adquirida-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEducational inequality is a central phenomenon in the understanding of the organization of the modern stratification system. The main mechanisms that act in the durability of the phenomenon were mapped by several theoretical currents that point, among others, to the institutional characteristics of the school systems. This work aims to identify how relationships between the academic organization of the school, its institutional arrangements and the knowledge and perception of students regarding a change in school practices put on the agenda by the programEscola Sem Partido. The main question that arises is to understand how the access to information and the different perceptions of students can be explained by the differences between educational units. The hypothesis is that students from schools that have a greater set of characteristics of the effective schools are more likely to have information about the Program. To map the external and internal characteristics of schools, data from Inep, Atlasof Human Development in Brasil, SEEDUC, among others, were used. Toanalyze the distribution of material and symbolic resources in the school space, a field research was carried out in three high school colleges linked to the State Secretariat of Rio de Janeiro. The results indicate that the school with the highest number of characteristics of effective schools is also the one in which students have greater knowledge about ESP, confirming the initial research hypothesis. However, the similarities observed regarding the positioning regarding the adoption of the program indicate that the effects of effective schools may not be as decisive as the perception of the acquired information-
Descrição: dc.description138 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola eficaz-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEscola sem Partido-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEscola em debate-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEffective school-
Palavras-chave: dc.subjectEducational inequalities-
Palavras-chave: dc.subjectEscola sem Partido-
Título: dc.titleA dimensão institucional das desigualdades educacionais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.