Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sepulveda, José Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Thayná dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15876 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775083 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho monográfico, composto de uma pesquisa feita entre xs alunxs do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (campus Niterói), aborda a importância da inserção de estudos de gênero e sexualidade como disciplina na Faculdade de Educação, pois a falta de uma formação que abranja tais questões afeta sua trajetória profissional, uma vez que, pela falta de estudos específicos sobre tais questões, obriga x educadorx a fazer uso de seu padrão moral, extremamente vinculado ao ethos religioso, o que fere o princípio constitucional da laicidade. Aponta também a urgência de tal inserção que se tornou ainda mais importante recentemente devido aos ataques desferidos axs professorxs, intensificados após a criação do “Movimento Escola Sem Partido” e disseminação de notícias falsas pelos integrantes do mesmo, além do crescimento do debate referente ao que se chama de “ideologia de gênero”, uma marca do conservadorismo cristão crescente no atual cenário político do Brasil | - |
Descrição: dc.description | This undergraduate thesis is composed of a research done among the students of the Pedagogy course of the Universidade Federal Fluminense (Niterói campus) and addresses the importance of the insertion of gender and sexuality studies as a discipline in the Faculdade de Educação, because the lack of a training that covers such issues affects those professionals’ career, since, due to the lack of specific studies on such issues, the educator is more likely to use his/her moral standard, which is extremely linked to the religious ethos, which violates the constitutional principle of secularism. It also points to the urgency of such insertion that has become even more important recently due to attacks on teachers, intensified after the creation of the “Movimento Escola Sem Partido” and the spreading of fake news by its members, as well as the growing debate about what is called “gender ideology,” a mark of growing Christian conservatism in Brazil's current political landscape | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservadorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secularity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | Gênero e sexualidade na educação em um cenário de ascensão do conservadorismo cristão: como garantir a laicidade? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: