A educação no campo e as escolas rurais e sua importância na vida campesina

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Cecília Neves-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Maria Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775062-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo realizar uma breve análise bibliográfica acerca da educação no campo e as escolas rurais, ressaltando a importância destas para a vida campesina. Bem como, realizar uma análise acerca dos processos históricos e legislativos relacionados às escolas localizadas em zonas rurais. Através da análise de textos relacionados ao tema buscou-se maior compreensão sobre o processo político-histórico relacionada às escolas rurais e à educação no campo. Buscou-se conceituar as principais diferenças entre educação no campo e escolas rurais, assim como, a relação entre ambas. A partir de análise de textos relacionados ao tema buscamos entendimento mais amplo acerca das escolas multisseriadas, suas histórias e as ameaças que vem enfrentando. Desta maneira, buscamos também refletir acerca dos desafios impostos à educação no campo e às escolas rurais, bem como, caminhos de possíveis resistências. Através de uma breve análise sobre os métodos e conceitos abarcados pela Educação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), buscou-se traçar reflexões acerca de possibilidades de resistência democrática-
Descrição: dc.descriptionThis Course Conclusion Paper aims to carry out a brief bibliographic analysis about education in the countryside and rural schools, emphasizing their importance for peasant life. As well as, carry out an analysis about the historical and legislative processes related to schools located in rural areas. Through the analysis of texts related to the theme, a greater understanding of the political-historical process related to rural schools and rural education was sought. We sought to conceptualize the main differences between rural education and rural schools, as well as the relationship between both. Based on the analysis of texts related to the theme, we seek a broader understanding of multiserial schools, their histories and the threats they have been facing. In this way, we also seek to reflect on the challenges imposed on education in the countryside and rural schools, as well as, paths of possible resistance. Through a brief analysis of the methods and concepts covered by the Education of the Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), we sought to outline reflections on the possibilities of democratic resistance-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas rurais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação no campo-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas multisseriadas-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo para educação no campo-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectRural schools-
Palavras-chave: dc.subjectEducation in the field-
Palavras-chave: dc.subjectMultiseries schools-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum for education in the field-
Título: dc.titleA educação no campo e as escolas rurais e sua importância na vida campesina-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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