Ser viajante: do consumo do tempo aos modos de consumo da experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAtem, Guilherme Nery-
Autor(es): dc.contributorCPF:64450098722-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3598199491206112-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Bianca Stella Pinheiro de Freire-
Autor(es): dc.contributorCPF:05459159122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0545915915949239-
Autor(es): dc.contributorBarros, Carla Fernanda Pereira-
Autor(es): dc.contributorCPF:28264936622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2826493667924064-
Autor(es): dc.creatorSilva, Priscila Azeredo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19670-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775059-
Descrição: dc.descriptionThis study proposes a reflection about what is to be a traveler based on the discussion about travel, time, consumption and media. The last-mentioned has an important role in shaping the tourist gaze and the traveler being by providing image representations that constitute reference to the consumption of touristic experiences. In order to examine the tourist gaze, we establish a media as an object of analysis: the Lonely Planet travel magazine. This magazine proposes a different approach than other publications, presenting a point of view beyond the conventional, typical of the entitled "independent traveler". Editorials of 2009 and 2010 were selected with the aim to understanding the touristic gaze offered by the media. We also analyzed five publications in the section "Postais: onde você esteve e o que você viu ("Postcards: where have you been and what have you seen" in free translation) to help us understand the traveler being from the experience of the readers, and at the same time, the magazine conception about this subject. This work revealed itself to be an open reflection, offering various viewing angles, where the traveler being is not only a consumer of trip, but a consumer of time, experience and image representations that show us the anguish of the end and reveal a world worried about to give a sense to the time who flows against our will.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo propõe uma discussão sobre o que é ser viajante a partir da relação entre viagem, tempo, consumo e mídia. Esta última detém um papel importante na formação do olhar turístico e do ser viajante por oferecer representações imagéticas que servem de referência para o consumo da experiência turística. Com o intuito de examinar a questão do olhar turístico, estabelecemos uma mídia como objeto de análise: a revista de viagem Lonely Planet. A escolha deste periódico se deve ao fato de ele propor uma abordagem diferenciada das outras publicações do ramo, dispondo-se a produzir uma percepção turística além do convencional, típica do viajante intitulado independente. Foram selecionados editoriais referentes aos anos de 2009 e 2010 que permitiam o entendimento do olhar turístico proposto pela mídia. Também foram analisadas cinco publicações da seção Postais: onde você esteve e o que você viu que possibilitaram compreender o ser viajante a partir da experiência dos leitores e, ao mesmo tempo, da concepção da revista, presente na escolha das imagens e dos relatos ali publicados. Esta dissertação revelou-se uma reflexão aberta, que oferece vários ângulos de observação, propondo pensar o ser viajante não apenas como um consumidor do bem material chamado viagem, mas como um consumidor do tempo, da materialidade da experiência e das representações imagéticas que buscam amenizar a angústia do fim e revelam um mundo preocupado em dar um sentido ao tempo que escoa contra a nossa vontade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectViagens-
Palavras-chave: dc.subjectPeriódicos-
Palavras-chave: dc.subjectTempo-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia de Viagens-
Palavras-chave: dc.subjectTravels-
Palavras-chave: dc.subjectPeriodicals-
Palavras-chave: dc.subjectTime-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectTravel photography-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleSer viajante: do consumo do tempo aos modos de consumo da experiência-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.