Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Neusa Cavalcante Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1660057998709043 | - |
Autor(es): dc.contributor | Maria Helena Ribeiro de Barros Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Ana Cláudia de Jesus Barreto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6392783227787113 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7333440125163954 | - |
Autor(es): dc.creator | QUEIROGA, FERNANDA LAURINDO COUTINHO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28268 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775058 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho vai abordar a relação entre Serviço Social e a educação inclusiva, dessa forma tem o intuito de trazer uma breve exposição da história da pessoa com deficiência desde os tempos primordiais até a atualidade. Além disso, o estudo traz também uma breve exposição sobre a educação inclusiva para as pessoas com deficiência. Atualmente, a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é respaldada por leis, documentos internacionais e políticas voltadas à inclusão. Assim, compreendendo toda essa trajetória de lutas e conquistas das pessoas com deficiência, principalmente na educação, torna-se importante pesquisar os caminhos que vêm sendo percorridos para o alcance de um sistema educacional realmente inclusivo. Pois, entende-se que as mudanças propostas pela inclusão de estudantes com deficiência são importantes na garantia de direitos, porém, para a consolidação de um sistema educacional inclusivo, torna-se fundamental o acesso e permanência mediante um ensino de qualidade. Nesse sentido, para a apreensão do processo de efetivação desse direito, foi realizado um estudo de caso de acompanhamento pelo Serviço Social da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. | - |
Descrição: dc.description | The present work will approach the relationship between Social Work and inclusive education, in this way it intends to bring a brief exposition of the history of the person with disability from the primordial times to the present day. In addition, the study also brings a brief exposition on inclusive education for people with disabilities. Currently, Special Education from the Perspective of Inclusive Education is supported by laws, international documents and policies aimed at inclusion. Thus, understanding this entire trajectory of struggles and achievements of people with disabilities, especially in education, it becomes important to research the paths that have been taken to achieve a truly inclusive educational system. Therefore, it is understood that the changes proposed by the inclusion of students with disabilities are important in guaranteeing rights, however, for the consolidation of na inclusive educational system, access and permanence through quality education is essential. In this sense, to apprehend the process of realizing this right, a follow-up case study was carried out by the Social Service of Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. | - |
Descrição: dc.description | 61 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência; Educação Inclusiva; Serviço Social; UENF | - |
Palavras-chave: dc.subject | Person with disability; Inclusive education; Social Service ;UENF. | - |
Título: dc.title | SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: desafios para a efetivação do direito à educação na graduação dos estudantes com deficiência. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: