
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sacramento, Josiane Aparecida da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lacerda, Lohania Clíssia Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Edson Roberto Moscoso da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6283 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775055 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo teve o objetivo de analisar a importância dada ao planejamento estratégico financeiro dentro de uma instituição de ensino na educação básica. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo em vista que partiu de um estudo de caso realizado em uma escola de ensino básico. Ainda pode ser classificada como descritiva e explicativa, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico. As conclusões mais relevantes foram a adoção da cultura de fatos e dados para a gestão de instituições de educação básica, demonstrando o quão importante é para atender a uma premissa administrativa simples, pois ninguém gerencia sem medir, não há possibilidade de atingir melhores resultados em termos pedagógicos se a escola não for capaz de oferecer estrutura aos seus alunos. Por isso, é fundamental a capacitação da equipe administrativa e de todos, bem como a absorção pela equipe da necessidade de um planejamento estratégico melhor elaborado para conseguir desenvolver um trabalho administrativo profícuo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão eficiente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eficiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Título: dc.title | Gestão eficiente da educação básica: um estudo dentro da Escola Municipal Maria das Dores Felipe, em Alexânia, GO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: