Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chacon, Eluzir Pedrazzi | - |
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Farias, Florence Moellmann Cordeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Afonso, Thiago Magalhães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11357 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775026 | - |
Descrição: dc.description | O desinteresse dos alunos em relação à química pode ser atribuído à falta de motivação. Para mudar este cenário, deve-se procurar alternativas para tornar o ensino de química mais interessante. Dessa forma investiga-se a utilização de jogos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é a partir da visão geral sobre a produção de jogos e atividades lúdicas no Brasil, elaborar um jogo de tabuleiro investigativo baseado no Scotland Yard da GROW® que foi desenvolvido como ferramenta para o ensino de química, aplicado e avaliado. Através de revisão bibliográfica das pesquisas acadêmicas no ensino de ciências nos principais eventos nacionais, procurou-se verificar e analisar o que vem sendo produzido nesta temática. Foram selecionados trabalhos publicados nos congressos brasileiros de química, encontros ancionais de ensino de química, nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química e nos encontros nacionais de pesquisa em educação em ciências. Os resultados da revisão bibliográfica foram analisados quanto a quantidade de trabalhos com a temática investigada em relação ao total de trabalhos de cada evento, os assuntos mais abordados, a dispersão por regiões do Brasil e por unidade federativa. Observa-se uma produção crescente a cada ano, evidenciando que a área vem tendo um aumento de interesse por parte dos pesquisadores, porém ainda é uma área que necessita maior aprofundamento e maior exploração desta ferramenta que tem um potencial enorme no auxílio do ensino-aprendizagem de química | - |
Descrição: dc.description | Students' lack of interest in chemistry can be attributed to a lack of motivation. To change this scenario, one must look for alternatives to make chemistry teaching more interesting. In this way we investigate the use of games as a facilitator of the teaching-learning process. The purpose of this work is to develop a game board game based on GROW® Scotland Yard based on the general view on the production of games and leisure activities in Brazil. Through a bibliographical review of academic research in the teaching of science in the main national events, we sought to verify and analyze what has been produced in this theme. Selected papers were selected in the Brazilian congresses of chemistry, national meetings of teaching of chemistry, in the annual meetings of the Brazilian society of chemistry and in the national meetings of research in education in sciences. The results of the bibliographic review were analyzed in terms of the number of papers with the subject investigated in relation to the total of works of each event, the subjects most approached, the dispersion by regions of Brazil and by federative unit. It is observed a growing production each year, evidencing that the area has been increasing interest by the researchers, but it is still an area that needs to be deepened and greater exploitation of this tool that has enormous potential in the aid of teaching-learning of chemistry | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos e atividades lúdicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games and play activities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Título: dc.title | Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: a história da arte e desenvolvimento do jogo detetive químico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: