A "Guerra do Pós-Guerra": o cinema norte-americano e a Guerra do Vietnã

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMauad, Ana Maria-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Paulo Knauss de-
Autor(es): dc.contributorMunhoz, Sidnei-
Autor(es): dc.creatorMesquita, Luciano Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775021-
Descrição: dc.descriptionA Guerra do Vietnã teve um significativo impacto nos Estados Unidos, em função das enormes perdas materiais e humanas sofridas nos combates, e pôs em discussão nos EUA, durante e principalmente após a guerra, as ações do governo norte-americano em suas intervenções no cenário internacional, e suas razões, justificativas, objetivos e conseqüências. Essa discussão ocorreu, dentre outros espaços, na produção cultural, em especial na mídia e de forma bastante relevante através do cinema. Esse trabalho tem como objetivo investigar, a partir da análise da produção cinematográfica norte-americana sobre a Guerra do Vietnã, de que forma os filmes discutiram as ações da política externa norteamericana durante a Guerra Fria e como o cinema se tornou um lugar de construção da memória social do conflito para os norte-americanos. Essa análise se dará através de dois importantes filmes norte-americanos produzidos sobre a Guerra do Vietnã: Apocalypse Now (1979) e Platoon (1986).-
Descrição: dc.descriptionThe Vietnam War had a significant impact in the United States, function of the enormous material losses and human beings suffered in the combats, and put in quarrel in U.S.A., during and mainly after the war, the actions of the North American government in its interventions in the international scene, and its reasons, justifications, objectives and consequences. This quarrel occurred, amongst other spaces, in the cultural production, special in the media and of sufficiently excellent form through the cinema. This work has as objective to investigate, from the analysis of the North American cinematographic production on the Vietnam War, of that it forms the films had argued the actions of the North American external politics during the Cold War and as the cinema if it became a place of construction of the social memory of the conflict for the North Americans. This analysis will be given through two important produced North American films on the Vietnam War: Apocalypse Now (1979) and Platoon (1986).-
Descrição: dc.description118 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra do Vietnã, 1961-1975-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos-
Título: dc.titleA "Guerra do Pós-Guerra": o cinema norte-americano e a Guerra do Vietnã-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.