Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Jéssica do Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Fabiana Esteves | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Elienaia Barros da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32329 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775011 | - |
Descrição: dc.description | Admitindo que ler-escrever na academia apresenta-se em assimetria com as vivências de leitura-escrita na educação básica, trago à discussão os sentidos atribuídos ao letramento acadêmico na formação docente a partir de indagações sobre a produção monográfica no curso de Pedagogia da UFF, Niterói, RJ. As motivações desta investigação são as implicações das práticas de leitura e escrita na formação de professores/as pesquisadores/as, a saber, o letramento acadêmico na formação docente. A pesquisa, fruto de investigação realizada no GEPLEA-UFF e das experiências compartilhadas no LabLA-UFF, sustenta-se na abordagem bakhtiniana da linguagem e nos Estudos do Letramento, explorando o conceito de letramento acadêmico, como prática social, e seu papel na formação docente, assim como a importância do orientador no processo de escrita do trabalho de conclusão de curso na formação de professores/as pesquisadores/as. A pesquisa ancorou-se na abordagem metodológica da Análise Dialógica do Discurso para elaboração das categorias de análise dos enunciados cotejados em enunciados-respostas obtidos pelo dispositivo enunciativo questionário semiestruturado. Os enunciados apontam para continuidades entre as práticas de ler e escrever na educação básica e nas disciplinas do curso investigado. O dispositivo enunciativo também obteve redução de respostas e silenciamento nos discursos que fazem menção à necessidade ou desejo de evadir do curso em razão de dificuldades com as práticas de leitura e escrita de textos acadêmicos e em razão da relação orientador-orientando, chamando a atenção para as relações de poder presentes no encontro entre a academia, o agente de ensino e o graduando de pedagogia. O gênero monografia, bem como a orientação acadêmica como trabalho pedagógico na formação do professor-pesquisador, apresenta-se, nesse sentido, como lugar de possibilidade na recriação de sentidos em relação à leitura e escrita pelo futuro ensinante de linguagem, pois, apesar de o ato de leitura-escrita atravessar a formação, ainda é pouco explorado como instrumento de ensino-aprendizagem dos letramentos acadêmicos que corroboram para/na práxis docente ao longo da graduação. | - |
Descrição: dc.description | 75 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento acadêmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Título: dc.title | Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: