
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Jéssica do Nascimento | - |
| Autor(es): dc.contributor | Neves, Fabiana Esteves | - |
| Autor(es): dc.creator | Cunha, Elienaia Barros da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32329 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775011 | - |
| Descrição: dc.description | Admitindo que ler-escrever na academia apresenta-se em assimetria com as vivências de leitura-escrita na educação básica, trago à discussão os sentidos atribuídos ao letramento acadêmico na formação docente a partir de indagações sobre a produção monográfica no curso de Pedagogia da UFF, Niterói, RJ. As motivações desta investigação são as implicações das práticas de leitura e escrita na formação de professores/as pesquisadores/as, a saber, o letramento acadêmico na formação docente. A pesquisa, fruto de investigação realizada no GEPLEA-UFF e das experiências compartilhadas no LabLA-UFF, sustenta-se na abordagem bakhtiniana da linguagem e nos Estudos do Letramento, explorando o conceito de letramento acadêmico, como prática social, e seu papel na formação docente, assim como a importância do orientador no processo de escrita do trabalho de conclusão de curso na formação de professores/as pesquisadores/as. A pesquisa ancorou-se na abordagem metodológica da Análise Dialógica do Discurso para elaboração das categorias de análise dos enunciados cotejados em enunciados-respostas obtidos pelo dispositivo enunciativo questionário semiestruturado. Os enunciados apontam para continuidades entre as práticas de ler e escrever na educação básica e nas disciplinas do curso investigado. O dispositivo enunciativo também obteve redução de respostas e silenciamento nos discursos que fazem menção à necessidade ou desejo de evadir do curso em razão de dificuldades com as práticas de leitura e escrita de textos acadêmicos e em razão da relação orientador-orientando, chamando a atenção para as relações de poder presentes no encontro entre a academia, o agente de ensino e o graduando de pedagogia. O gênero monografia, bem como a orientação acadêmica como trabalho pedagógico na formação do professor-pesquisador, apresenta-se, nesse sentido, como lugar de possibilidade na recriação de sentidos em relação à leitura e escrita pelo futuro ensinante de linguagem, pois, apesar de o ato de leitura-escrita atravessar a formação, ainda é pouco explorado como instrumento de ensino-aprendizagem dos letramentos acadêmicos que corroboram para/na práxis docente ao longo da graduação. | - |
| Descrição: dc.description | 75 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento acadêmico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Monografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orientação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Monografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
| Título: dc.title | Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: