Monografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Jéssica do Nascimento-
Autor(es): dc.contributorNeves, Fabiana Esteves-
Autor(es): dc.creatorCunha, Elienaia Barros da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32329-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775011-
Descrição: dc.descriptionAdmitindo que ler-escrever na academia apresenta-se em assimetria com as vivências de leitura-escrita na educação básica, trago à discussão os sentidos atribuídos ao letramento acadêmico na formação docente a partir de indagações sobre a produção monográfica no curso de Pedagogia da UFF, Niterói, RJ. As motivações desta investigação são as implicações das práticas de leitura e escrita na formação de professores/as pesquisadores/as, a saber, o letramento acadêmico na formação docente. A pesquisa, fruto de investigação realizada no GEPLEA-UFF e das experiências compartilhadas no LabLA-UFF, sustenta-se na abordagem bakhtiniana da linguagem e nos Estudos do Letramento, explorando o conceito de letramento acadêmico, como prática social, e seu papel na formação docente, assim como a importância do orientador no processo de escrita do trabalho de conclusão de curso na formação de professores/as pesquisadores/as. A pesquisa ancorou-se na abordagem metodológica da Análise Dialógica do Discurso para elaboração das categorias de análise dos enunciados cotejados em enunciados-respostas obtidos pelo dispositivo enunciativo questionário semiestruturado. Os enunciados apontam para continuidades entre as práticas de ler e escrever na educação básica e nas disciplinas do curso investigado. O dispositivo enunciativo também obteve redução de respostas e silenciamento nos discursos que fazem menção à necessidade ou desejo de evadir do curso em razão de dificuldades com as práticas de leitura e escrita de textos acadêmicos e em razão da relação orientador-orientando, chamando a atenção para as relações de poder presentes no encontro entre a academia, o agente de ensino e o graduando de pedagogia. O gênero monografia, bem como a orientação acadêmica como trabalho pedagógico na formação do professor-pesquisador, apresenta-se, nesse sentido, como lugar de possibilidade na recriação de sentidos em relação à leitura e escrita pelo futuro ensinante de linguagem, pois, apesar de o ato de leitura-escrita atravessar a formação, ainda é pouco explorado como instrumento de ensino-aprendizagem dos letramentos acadêmicos que corroboram para/na práxis docente ao longo da graduação.-
Descrição: dc.description75 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectMonografia-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectMonografia-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Título: dc.titleMonografia para quê? A Formação de Professores e Professoras no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá, Niterói-RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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