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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Chacon, Eluzir Pedrazzi | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Pedro Ivo Canesso | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Márcia Narcizo | - |
Autor(es): dc.contributor | Canesin, Fátima de Paiva | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Paula Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5030 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774996 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho apresenta uma sequência didática sobre geometria molecular, elaborada após análise de uma diagnose aplicada, levando-se em consideração a opinião dos participantes envolvidos nesta pesquisa. Utilizou-se a teoria cognitiva de David Ausubel e as obras de Paulo Freire, para fundamentar a pesquisa. A sequência foi desenvolvida em duas turmas de 1ºsérie do ensino médio no município de Belford-Roxo, buscou-se envolver os alunos através de uma pesquisa bibliográfica sobre “A importância e tipos de geometria molecular”, assim como a elaboração de modelos com materiais alternativos, juntamente com uma ficha contendo informações sobre a molécula. Para reforçar a construção do conhecimento, foram elaborados e utilizados dois jogos didáticos, um dominó geométrico e um cara-cara geométrico. Ambos abordaram o assunto estudado em sala de aula durante o 4º bimestre. Posteriormente ao processo envolvendo o lúdico, os alunos participaram de uma avaliação escrita. Após todo desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, os discentes responderam a um questionário, onde puderam expor suas opiniões sobre as atividades desenvolvidas, permitindo ao docente analisar o processo ensino- aprendizagem e os benefícios do uso de atividades lúdicas associado a teoria para abordagem do conteúdo de geometria molecular. Após análise e reflexão docente, foi obtido a versão final da sequência didática, envolvendo atividades lúdicas para o processo de ensino-aprendizagem de geometria molecular no ensino médio. Configurando-se como produto final dessa Dissertação, podendo contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Química à medida que permite a construção do conhecimento em conjunto professor-alunos | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a didactic sequence of molecular geometry, drawn up after analysis of an applied diagnosis, taking into account the opinion of the participants involved in this research. We used the cognitive theory of David Ausubel and the works of Paulo Freire to support the research.The sequence was developed in two groups of the freshman year of high school in Belford-Roxo city. It was sought to engage students through a literature search about "The importance and types of molecular geometry” as well as the development of models with alternative materials along with a form containing information about the molecule.In the consolidation of knowledge, two educational games were used: a geometrical domino and geometrical guess who. Both addressed the subject studied in class during the 4th quarter. As soon as the process involving the recreational activities was finished, students participated in a written assessment.After the whole development of the teaching-learning process, the students answered a questionnaire where they could express their opinions on the activities evolved, allowing the teacher to analyze the teaching-learning process and the benefits of using recreational activities associated with theory to the content of molecular geometry approach.After analysis and teaching reflection, It was obtained the final version of the didactic sequence involving recreational activities for the process of teaching and learning of molecular geometry in high school. Configured as the final product oft his work, it can contribute in chemistryteaching-learningprocess as it allows the construction of knowledge in teacher-students interaction | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria molecular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria molucular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Molecular geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Título: dc.title | Geometria molecular: elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática envolvendo o lúdico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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