Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Simone Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Nercolini, Marildo José | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Adriana da Rosa | - |
Autor(es): dc.creator | Waltenberg, Lucas Laender | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13188 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774972 | - |
Descrição: dc.description | O tema desta dissertação é a reconfiguração da indústria fonográfica e o objeto principal da pesquisa é banda mineira Pato Fu. Num primeiro momento, fazemos um histórico explorando as particularidades deste setor da indústria cultural e alguns dos abalos que ele vem sofrendo ao longo dos últimos anos. Em seguida, voltando-nos para comunicação mediada pelo computador, mostraremos como a música surge na web 2.0, a segunda geração da internet, através dos artistas que utilizam determinadas ferramentas e plataformas para disponibilizarem suas músicas e estabelecerem um outro tipo de relação com seu público. Este, por sua vez, com acesso aos meios de produção, se utiliza das mesmas ferramentas para produzir e distribuir conteúdo online, contribuindo efetivamente para a música circular e para redefinir as esferas de atuação de consumidores e produtores. Essas experiências são recortadas a partir da noção “cultura participativa”, como apresentada por Jenkins. O objetivo é utilizar esse conceito para desenvolver um estudo de caso sobre a banda Pato Fu e entender como artistas e público participam do processo de reconfiguração da indústria fonográfica, lançando questões acerca desse momento de transformações na cultura da música. | - |
Descrição: dc.description | This work analyses the reconfiguration of the phonographic industry and its main research object is brazilian band Pato Fu. The first gaze is upon a historical contextualization exploring the particularities of this culture industry's sector and pointing some of the problems it's been facing over the last few years. Secondly, we turn our attention to the computer mediated communication. Our goal here is to draw a more consistent image of how music appears in web 2.0, the second generation of the internet, through artists who makes use of certain tools and platforms to upload and share their own songs developing a new kind of relationship with their fans. Since the audience experience a new kind of access to various means of production, they also make use of those very same tools to create and distribute content on the web. They effectively help to create means for circulation of music and redefine the reach and roles of consumers and producers. These experiences are highlighted by the notion “participatory culture”, as used by Jenkins. It is a matter of interest to appropriate this concept on writing a case study about Pato Fu and understand how musicians and their fans participate on the process of reconfiguration of the phonographic industry, turning our reflections to the matter and questioning this moment of profound changes within music culture. | - |
Descrição: dc.description | 134f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria fonográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura participativa; | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pato Fu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria fonográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pato Fu (Grupo de rock) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciberculture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phonographic industry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participatory culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pato Fu | - |
Título: dc.title | Cultura da música na era digital: Pato Fu e a reconfiguração da indústria fonográfica em tempos de participação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: