Vídeos de família: entre os baús do passado e as telas do presente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSibilia, Maria Paula-
Autor(es): dc.contributorCPF:56984525122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5318250490460865-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Maria Cristina Franco-
Autor(es): dc.contributorCPF:36859785922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781243Y7-
Autor(es): dc.contributorLissovsky, Mauricio-
Autor(es): dc.contributorCPF:55129609700-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795894E5-
Autor(es): dc.creatorDiogo, Lígia Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17328-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774967-
Descrição: dc.descriptionThe analog family videos made in Brazil mainly during the 1980 s and 90 s are the subject of this dissertation. It is a large and varied group of archival material with a relatively recent history that little studied and difficult for researchers to access. This work tries to understand family videos from a genealogical perspective of family archives using two models: an older model, inaugurated by the creation of photography in modern society, which still survives in family drawers, book cases, and chests and the other, rising in popularity today, which is related to digital images and videos available online. There are many similarities between the two formats, but since the disparities are rich and thought provoking, this dissertation highlights these contrasts, as well as the different iterations they propitiate and presuppose in their respective historical contexts. The changes in type of family archives cannot be explained solely by the development of new technology. They also relate to socio-cultural, economic, and political changes. Not long ago, these archives were created fundamentally to preserve family memories, and only those close to the family were made privy to this material. The goal and necessity of preserving intimate archives seems to have been substituted by a need to present this kind of material. By observing and attempting to systematize family videos, a hybrid, specific type of archive, this dissertation opens a rich discussion on how intimacy, family, memory, and the construction of subjectivity are molded historically.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionOs vídeos de família analógicos, produzidos no Brasil principalmente durante as décadas de 1980 e 1990, são o objeto central desta dissertação. Trata-se de um grupo grande e heterogêneo de registros pouco estudado, de acesso difícil para os pesquisadores e com uma história bastante breve. A abordagem proposta pretende entender essa produção buscando inseri-la numa perspectiva genealógica dos registros de família, colocando-a entre dois modelos: um mais antigo, ainda sobrevivente em gavetas, estantes e baús dos lares, inaugurado com o surgimento da fotografia na sociedade moderna; e outro em expansão hoje, cada vez mais visível nas diversas telas que povoam a contemporaneidade, relacionado às imagens e aos vídeos digitais disponíveis na internet. Existem várias semelhanças entre esses dois formatos, mas como são ricas e instigantes suas discordâncias, optou-se por uma trajetória que ressaltasse a riqueza das diferenças entre ambos, bem como das interações que propiciam e pressupõem em seus respectivos contextos históricos. As transformações sofridas pelos registros de família não podem ser explicadas apenas pelo desenvolvimento dos suportes tecnológicos, pois se relacionam também com mudanças socioculturais, econômicas e políticas mais amplas e importantes que atravessam a vida da sociedade e dos sujeitos. Até pouco tempo, esses registros eram realizados fundamentalmente para preservar a memória familiar e apenas pessoas íntimas tinham acesso a eles. Hoje é possível encontrar inúmeras imagens e sons da intimidade de muitas famílias em alguns sites da rede mundial de computadores. O objetivo e a necessidade de guardar registros íntimos parecem ter sido substituídos pela ânsia de mostrar esse tipo de material. A observação e a tentativa de sistematizar os vídeos de família analógicos, um tipo específico e híbrido de registro, traz ricos indícios para a discussão sobre a maneira como a intimidade, a família, a memória e as formas de construção de subjetividade são moldadas historicamente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo analógico-
Palavras-chave: dc.subjectRegistros íntimos-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectAnalog video-
Palavras-chave: dc.subjectPersonal archive-
Palavras-chave: dc.subjectFamily-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectSubjectivity-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleVídeos de família: entre os baús do passado e as telas do presente-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.