Desenvolvimento de uma plataforma de jogos digitais para idosos focada em pesquisa continuada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSeixas, Flávio Luiz-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Vinicius Corrêa-
Autor(es): dc.creatorSilva, Júlia Mizarela de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31061-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774949-
Descrição: dc.descriptionTrabalhando sob a hipótese de que jogos presentes em apostilas tradicionais de treino cognitivo para idosos podem ser transpostos para o ambiente digital sem perda de seu objetivo principal, foi desenvolvido um site, utilizando HTML5, CSS, JavaScript e PHP, acessível pelo navegador de computadores ou dispositivos móveis, como espaço para implementação de jogos que exercitem a cognição. O presente TCC explora alguns exercícios de apostilas e suas relações com funções cognitivas, e discute a crescente lista de evidências de que jogos digitais podem preservar a cognição de idosos contra o declínio natural do envelhecimento, ou até ocasionado pelas demências associadas à idade avançada. É aqui exibida e documentada a plataforma de jogos cognitivos que foi desenvolvida com as finalidades de oferecer jogos digitais de treinamento cognitivo para jogadores idosos, mostrando seu desempenho, e ser um hub de pesquisas de tecnologia, gerontologia e jogos digitais, com ferramentas para que pesquisadores acompanhem participantes de suas pesquisas no uso dos jogos da plataforma. São sugeridas diversas expansões para a plataforma, desenhada com intuito de continuar a ser desenvolvida ao longo dos semestres por outros alunos de computação.-
Descrição: dc.descriptionWe have developed a website — using HTML5, CSS, JavaScript and PHP — as a space, accessible through both desktop and mobile web browsers, in which to implement cognitionpracticing games. This assumes that games taken from traditional literature on elders’ cognitive training can be successfully transposed to a digital environment. The present work starts by exploring a few exercises, commonly found in the relevant literature, and assessing their relation to cognitive function. By doing so, we add to the discussion on digital games’ capacity to successfully preserve elders' cognition from their natural age-related decline and even dementia — a hypothesis for which there’s increasing evidence. To that end, we present and document the implementation of a cognitive games platform aimed at offering cognitionexercising games for elder players, displaying their performance, and acting as a hub for research on technology, gerontology, and digital games. This equips researchers with tools to supervise their research subjects while they go about using the platform’s games. We then suggest various expansions for the platform, which was designed to be improved upon by future Computer Science undergraduate students-
Descrição: dc.description69 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIdosos-
Palavras-chave: dc.subjectPlataforma de pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectCognição-
Palavras-chave: dc.subjectJogos digitais-
Palavras-chave: dc.subjectIdoso fragilizado-
Palavras-chave: dc.subjectCognição-
Palavras-chave: dc.subjectJogo eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectElderly-
Palavras-chave: dc.subjectCognition-
Palavras-chave: dc.subjectDigital games-
Palavras-chave: dc.subjectResearch platform-
Título: dc.titleDesenvolvimento de uma plataforma de jogos digitais para idosos focada em pesquisa continuada-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.