Programa de monitoria no ensino superior: o estudo de caso no CEFET/RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Augusto da Cunha-
Autor(es): dc.contributorMéxas, Mirian Picinini-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristina Gomes de-
Autor(es): dc.creatorAmato, Danila Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4302-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774941-
Descrição: dc.descriptionDiante de uma concepção de educação holística, o Ensino Superior não se limita à produção do conhecimento científico, ele também se compromete com a formação do cidadão em suas diversas dimensões. Neste sentido, o Programa de Monitoria torna-se uma atividade relevante para a aprendizagem significativa uma vez que possibilita a construção do conhecimento com contribuições para a formação pessoal e profissional do aluno. Esta pesquisa é um estudo de caso sobre o Programa de Monitoria do CEFET/RJ e tem o objetivo de analisá-lo assim como propor melhorias ao mesmo. Para o alcance de tal objetivo foi aplicado um questionário semiestruturado aos monitores do curso de Engenharia de Produção assim como foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes do respectivo curso e com a gestão do programa. Os principais resultados indicam que, apesar de a monitoria ser reconhecida como uma importante atividade complementar ao ensino de excelência, o programa possui fragilidades que interferem diretamente na sua qualidade, o que exige da instituição intervenções práticas para o aperfeiçoamento do mesmo. Espera-se como contribuições desta pesquisa que ações estratégicas possam ser aplicadas para o aprimoramento do programa de monitoria do CEFET/RJ.-
Descrição: dc.descriptionFaced with a conception of holistic education, higher education is not limited to the production of scientific knowledge, it is also committed to training of citizens in its various dimensions. In this sense, the monitoring program becomes an important activity for meaningful learning as it allows the construction of knowledge with contributions for personal and professional development of the student. This research is a case study on the Monitoring Program of CEFET/RJ and aims to analyze it and to propose improvements to it. In order to achieve this goal it was applied a semi-structured questionnaire to the Production Engineering course monitors as well as semi-structured interviews were conducted with the respective course teachers and program management. The main results indicate that, although monitoring is recognized as an important complementary activity to teaching excellence, the program has weaknesses that interfere directly in its quality, which requires the institution practical actions to improve the same. It is hoped this research as a contribution to strategic actions can be applied to the improvement of the CEFET/RJ monitoring program.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de monitoria-
Palavras-chave: dc.subjectExcelência acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em engenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de qualidade total-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de monitoria-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoring program-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic excellence-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation in production engineering-
Título: dc.titlePrograma de monitoria no ensino superior: o estudo de caso no CEFET/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.