Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nachez, Juan Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor | Morais, Maria Carmen | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Thuanny Bastos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26808 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774930 | - |
Descrição: dc.description | A Física Moderna desperta nos alunos um certo receio, por se tratar de uma área não tão palpável como a Física Clássica, onde é possível visualizar fenômenos do cotidiano de uma forma macro. Ao contrário do que se pensa, a Física Moderna também está em nosso cotidiano, porém de uma forma não tão perceptível, ela está nos circuitos de segurança, nas portas automáticas de shoppings, nos controles remotos, nos postes de iluminação pública ou simplesmente em uma foto tirada por uma câmera digital. Tendo isso como ponto de partida e pensando nos dias atuais em que estamos enfrentando uma pandemia global, onde as aulas migraram para o meio digital, o presente trabalho tem como objetivo facilitar o entendimento desses conteúdos abstratos que a Física Moderna possui. Nesse contexto, elaboramos uma sequência didática que utiliza o simulador PhET e exemplificações de aplicações do cotidiano, trazendo assim o estudante para a realidade, a fim de auxiliar na compreensão da Física Moderna em seu entorno. Um ensino contextualizado se faz necessário, principalmente neste momento em que os discursos anticiência e a divulgação de notícias falsas foram intensificados. Sendo assim, neste trabalho, propomos questionamentos acerca das fakes news anticiência. Foi apresentada uma sequência de três aulas, sobre radiação do corpo negro, efeito fotoelétrico e dualidade onda-partícula da luz, onde cada uma possui 1 hora e 40 minutos de duração. | - |
Descrição: dc.description | Modern Physics arouses some fear in students, as it is an area not as palpable as Classical Physics, where it is possible to visualize everyday phenomena in a macro way. Contrary to popular belief, Modern Physics is also in our daily lives, but not so perceptibly, whether in security circuits, automatic doors in shopping centers, remote controls, public lighting poles or simply in a photo taken by a digital camera. Taking this as a starting point and thinking about the present day when we are facing a global pandemic, where classes have migrated to the digital environment, the present work aims to facilitate the understanding of these abstract contents that Modern Physics has. In this context, we developed a didactic sequence that uses the PhET simulator and examples of everyday applications, thus bringing the student to reality, in order to assist in the understanding of Modern Physics in its surroundings. A contextualized teaching is necessary, especially at a time when anti-scientific discourses and the spread of fake news are intensifying. Therefore, in this work, we pose questions about anti-scientific fake news. A sequence of three classes was presented, on blackbody radiation, photoelectric effect and wave-particle duality of light, where each one lasts 1 hour and 40 minutes. | - |
Descrição: dc.description | 67 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física Moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | TICs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modern Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | ICTs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Daily | - |
Título: dc.title | O ensino de física moderna em tempos de pandemia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: