Jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVentura, Jaqueline Pereira-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Erica Cristina-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Felipe Barreto Vimieiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26383-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774923-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia tem como objetivo refletir sobre os jogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isto, a pesquisa discute o potencial dos jogos digitais no ensino de conhecimentos científicos na Educação de Jovens e Adultos, particularmente, na alfabetização científica e nas disciplinas de Ciências e de Física. O trabalho busca, ainda, refletir sobre o entrelaçamento da alfabetização científica crítica – na perspectiva do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – e os jogos digitais como recurso didático na EJA. A relevância deste estudo encontra-se na constatação de que são poucas as pesquisas sobre ensino de Física na EJA. Os principais procedimentos de pesquisa foram a realização de levantamento bibliográfico especializado e a elaboração de um jogo digital autoral direcionado para a Educação de Jovens e Adultos com o intuito de ensinar circuitos elétricos. Conclui-se que os jogos digitais elaborados no âmbito de uma concepção crítica de educação, como o jogo Quebra Circuito apresentado neste estudo, podem contribuir com a socialização de conhecimentos científicos na EJA, como o exemplo da eletricidade e, ao mesmo tempo, proporcionar o contato mais autônomo dos adultos com a tecnologia.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph aims to reflect on digital games as a didactic resource for scientific literacy in Youth and Adult Education (EJA). For this, the research discusses the potential of digital games in the teaching of scientific knowledge in Youth and Adult Education, particularly in scientific literacy and physics subjects. This work also seeks to reflect on the intertwining of critical scientific literacy – from the perspective of the Science, Technology and Society (CTS) movement – and digital games as a didactic resource in the EJA. The relevance of this study is found in the finding that there are few studies on physics teaching in the EJA. The main research procedures were the conduct of a specialized bibliographic survey and the elaboration of an authorial digital game directed to the Education of Youth and Adults in order to teach electrical circuits. It is concluded that digital games elaborated within a critical conception of education, such as the game Quebra Circuito presented in this study, can contribute to the socialization of scientific knowledge in the EJA, such as the example of electricity and, at the same time, provide the most autonomous contact of adults with technology.-
Descrição: dc.description60 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científica-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Digital-
Palavras-chave: dc.subjectJogos Educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização digital-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectAdults Education-
Palavras-chave: dc.subjectScientific Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Games-
Título: dc.titleJogos digitais como recurso didático para alfabetização científica na EJA-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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