Percepção dos alunos com deficiência da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda-RJ em relação à inclusão, qualificação profissional e empregabilidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorConejero, Marco Antônio-
Autor(es): dc.contributorCésar, Aldara da Silva-
Autor(es): dc.contributorMaria, Marcio Eustáquio-
Autor(es): dc.contributorDias, Rayla Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMachado, Brenda Pires Meireles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22086-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774918-
Descrição: dc.descriptionA inclusão de alunos com deficiência na educação superior vem se ampliando de forma significativa, em decorrência do desenvolvimento inclusivo da educação, por meio de leis e projetos de incentivo como a Lei 8.213/1991 de acesso ao mercado de trabalho e a Lei 13.409/2016 de acesso ao ensino superior, embora ainda com índices muito inferiores aos alunos sem deficiência, principalmente no que tange a inserção no mercado de trabalho. Da mesma forma, existem estudos sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior assim como no mercado de trabalho, porém não com uma perspectiva integrada. Diante desse panorama, busca-se analisar a percepção dos alunos com deficiência de um campus da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda-RJ, quanto aos aspectos da inclusão na instituição, a qualificação profissional e as perspectivas de empregabilidade. Este estudo caracteriza-se como qualitativo-quantitativo, descritivo e aplicado, e quanto aos procedimentos, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e do levantamento de dados tipo survey. Após análise dos questionários aplicados com 10 alunos com deficiência, os resultados evidenciaram que de forma geral os alunos se sentem incluídos na instituição, sentem apoio dos colegas e professores, e consideram importantes os apoios recebidos pelo setor de apoio acadêmico e das monitorias. Quanto a qualificação profissional e a empregabilidade, os alunos consideram que recebem uma formação de qualidade e acreditam que a formação é reconhecida pelo mercado de trabalho, entretanto não se sentem confiantes para atuar profissionalmente. Por fim, consideram que a formação superior aumenta as possibilidades de empregabilidade, mas acreditam que as empresas não contratariam pessoas com deficiência se não fosse em virtude de lei-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda (RJ)-
Título: dc.titlePercepção dos alunos com deficiência da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda-RJ em relação à inclusão, qualificação profissional e empregabilidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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