
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Conejero, Marco Antônio | - |
| Autor(es): dc.contributor | César, Aldara da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Maria, Marcio Eustáquio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dias, Rayla Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Brenda Pires Meireles | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22086 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774918 | - |
| Descrição: dc.description | A inclusão de alunos com deficiência na educação superior vem se ampliando de forma significativa, em decorrência do desenvolvimento inclusivo da educação, por meio de leis e projetos de incentivo como a Lei 8.213/1991 de acesso ao mercado de trabalho e a Lei 13.409/2016 de acesso ao ensino superior, embora ainda com índices muito inferiores aos alunos sem deficiência, principalmente no que tange a inserção no mercado de trabalho. Da mesma forma, existem estudos sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior assim como no mercado de trabalho, porém não com uma perspectiva integrada. Diante desse panorama, busca-se analisar a percepção dos alunos com deficiência de um campus da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda-RJ, quanto aos aspectos da inclusão na instituição, a qualificação profissional e as perspectivas de empregabilidade. Este estudo caracteriza-se como qualitativo-quantitativo, descritivo e aplicado, e quanto aos procedimentos, fez-se uso da pesquisa bibliográfica e do levantamento de dados tipo survey. Após análise dos questionários aplicados com 10 alunos com deficiência, os resultados evidenciaram que de forma geral os alunos se sentem incluídos na instituição, sentem apoio dos colegas e professores, e consideram importantes os apoios recebidos pelo setor de apoio acadêmico e das monitorias. Quanto a qualificação profissional e a empregabilidade, os alunos consideram que recebem uma formação de qualidade e acreditam que a formação é reconhecida pelo mercado de trabalho, entretanto não se sentem confiantes para atuar profissionalmente. Por fim, consideram que a formação superior aumenta as possibilidades de empregabilidade, mas acreditam que as empresas não contratariam pessoas com deficiência se não fosse em virtude de lei | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Volta Redonda (RJ) | - |
| Título: dc.title | Percepção dos alunos com deficiência da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda-RJ em relação à inclusão, qualificação profissional e empregabilidade | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: