O trabalho da assistente social direcionado às pessoas deficientes visuais: o atendimento no serviço de orientação e mobilidade no Educandário São José Operário

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBotelho, Thaynara Moreira-
Autor(es): dc.contributorBotelho, Thaynara Moreira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Leda Regina de Barros-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Leyde Jane Barbosa da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Antonia Mont Serrat de Souza e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12802-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774911-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho final de curso aborda a questão da acessibilidade e mobilidade especificamente para os deficientes visuais, tendo como foco principal da pesquisa a instituição São José Operário. O trabalho do serviço social na instituição atua diretamente na execução de políticas públicas, sendo assim, o profissional é, indiscutivelmente, importante para o processo de institucionalização destas, tanto para a afirmação da lógica da garantia dos direitos sociais, como para a consolidação do projeto ético-político da profissão. O enfrentamento dos desafios nesta área torna-se uma questão fundamental para a legitimidade ética, teórica e técnica da categoria. Para tanto, optou-se, metodologicamente pela pesquisa de natureza qualitativa, de tipo descritiva, a partir das pesquisas bibliográficas e de campo, tendo como referencial teórico crítico o materialismo histórico dialético de forma a analisar a realidade criticamente e para além do que está posta, considerando que é uma realidade em constante movimento. O objetivo de pesquisa consistiu em analisar se o trabalho do Serviço Social no Educandário São José Operário na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ contribui para a garantia da inclusão social, cabe enfatizar que sim, contribui, na medida que eles participam das atividades oferecidas pela instituição, já é detectado um processo de inclusão no espaço institucional e, também sociedade, pois há um processo de socialização entre os usuários, há uma convivência entre eles dentro deste espaço institucional. A partir das análises das entrevistas, verifica-se que os direitos das pessoas com deficiência visual não são efetivados como orientam as leis e os documentos que a direcionam, especialmente no que se refere ao direito à cidade.-
Descrição: dc.descriptionThis final course paper addresses the issue of accessibility and mobility specifically for the visually impaired, with the main focus of the research the institution São José Operário. The work of the social service in the institution acts directly in the execution of public policies, so the professional is undoubtedly important for the process of institutionalization of these, both for the affirmation of the logic of guaranteeing social rights and for the consolidation of the project. ethical-political profession. Addressing the challenges in this area becomes a fundamental issue for the category's ethical, theoretical and technical legitimacy. To this end, the methodological choice was made by the qualitative, descriptive research, based on bibliographic and field research, having as a critical theoretical framework dialectical historical materialism in order to analyze reality critically and beyond what is posed. considering that it is a constantly moving reality. The objective of this research was to analyze if the work of the Social Work at Educandário São José Operário in the city of Campos dos Goytacazes / RJ contributes to the guarantee of social inclusion. It should be emphasized that it does, as they participate in the activities offered by institution, a process of inclusion is already detected in the institutional space and also society, because there is a process of socialization among users, there is a coexistence among them within this institutional space. From the analysis of the interviews, it can be seen that the rights of people with visual disabilities are not realized as directed by the laws and documents that guide them, especially with regard to the right to the city.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectDeficientes visuais-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à educação-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição beneficente-
Palavras-chave: dc.subjectGarantia de direito individual-
Palavras-chave: dc.subjectSocial work-
Palavras-chave: dc.subjectVisually impaired-
Palavras-chave: dc.subjectAccessibility-
Palavras-chave: dc.subjectMobility-
Título: dc.titleO trabalho da assistente social direcionado às pessoas deficientes visuais: o atendimento no serviço de orientação e mobilidade no Educandário São José Operário-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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