Fatores críticos de sucesso para a implementação de sistemas ERP em instituições de ensino públicas brasileiras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMéxas, Mirian Picinini-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristina Gomes de-
Autor(es): dc.creatorLeandro, Flávia Campos Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4344-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774882-
Descrição: dc.descriptionA utilização de sistemas integrados de gestão, sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), tem permitido às organizações uma melhor interação entre suas unidades de negócio, possibilitando aperfeiçoar não somente o gerenciamento de dados como também a coordenação de procedimentos internos. Porém, sua implementação é considerada um processo crítico e demorado, por ser um sistema abrangente e complexo. Por esta razão, muitas vezes os projetos falham, ultrapassam o cronograma ou enfrentam restrições orçamentárias. As instituições de ensino públicas brasileiras têm cada vez mais utilizado este tipo de sistema, e, dentro deste contexto, este estudo tem a finalidade de identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) para a implementação de sistemas ERP nestas instituições.Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, exploratória, de levantamento de campo (survey), com abordagem quantitativa. Para alcançar seus objetivos, foi elaborada uma revisão de literatura utilizando os motores de busca Scopus e Web of Science, onde foram identificados 30 FCS utilizados em artigos científicos. Com base nesses fatores, foram selecionados 20 FCS que compuseram o questionário o qual foi aplicado a especialistas de sistemas ERP em instituições de ensino públicas, a fim de mapear a percepção destes quanto ao grau de importância dos FCS durante as fases de pré-implementação, implementação e pós-implementação. Como resultado dessa pesquisa de campo, foram construídos gráficos onde a percepção dos FCS por fase da implementação do ERP foi analisada, à luz dos estudiosos, e, um ranking dos FCS considerados muito importantes foi elaborado, para cada uma dessas fases. Espera-se que este trabalho colabore para o avanço no conhecimento sobre o tema na comunidade acadêmica, assim como auxilie instituições de ensino para o alcance do êxito na implementação do sistema ERP adotado.-
Descrição: dc.descriptionThe use of integrated management systems ERP (Enterprise Resource Planning) has provided organizations with better interaction amongst its business units, allowing it not only to improve the data management as well as to coordinate internal procedures. However, its implementation is considered critical and a time consuming process, because it is a comprehensive and complex system. For this reason, projects often fail, the schedule is exceeded or budget constraints occur. Brazilian public educational institutions have increasingly used this type of system and, within this context, this study aims to identify the Critical Success Factors (CSF) for the implementation of ERP systems in these institutions. It is an applied research, descriptive, exploratory, field survey with a quantitative approach. To achieve its objectives, a literature review has been prepared using the search engines Scopus and Web of Science, where 30 CSF used in scientific articles were identified. Based on CSF found, 20 CSF were selectioned. It composed a questionnaire that was constructed with Likert scale, which was applied to experts of ERP systems in public educational institutions, to map the perception of the degree of importance of CSF during the phases of pre-implementation, implementation and post-implementation. As a result of this field research, graphics were built where the perception of the CSF for the ERP implementation phase was analyzed in the light of the scholars, and a ranking of CSF considered very important, has been drawn up for each of these phases. It is hoped that this research may collaborate to advance knowledge on the topic in the academic community, as well as help educational institutions to achieve successful implementation of the adopted ERP system.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFatores críticos de sucesso-
Palavras-chave: dc.subjectERP-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectImplementação-
Palavras-chave: dc.subjectFator crítico de sucesso-
Palavras-chave: dc.subjectGestão empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCritical success factors-
Palavras-chave: dc.subjectERP-
Palavras-chave: dc.subjectEducational institutions-
Palavras-chave: dc.subjectImplementation-
Título: dc.titleFatores críticos de sucesso para a implementação de sistemas ERP em instituições de ensino públicas brasileiras-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.