Criação de um site com formato de Portfólio Documental para alunos do atendimento educacional especializado da Escola Municipal Júlia Cortines

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Suzete Araújo Oliveira-
Autor(es): dc.contributorMarques, Suelen Adriani-
Autor(es): dc.contributorLima, Neuza Rejane Wille-
Autor(es): dc.contributorPierre, Andreia-
Autor(es): dc.contributorDominick, Rejany dos Santos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciene Morais Gonçalves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29977-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774876-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por tema a educação inclusiva, assim, esta pesquisa visa identificar e classificar a constituição do processo de inclusão de uma escola do sistema público municipal de educação, na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, relacionado, especificamente, aos alunos com deficiências do 1º ao 5º ano do ensino regular. A justificativa deste trabalho, por sua vez, se dá, pois, nos últimos anos, o compromisso com os direitos humanos tem sido apresentado no contexto da discussão da política de inclusão educacional. Por isso, a defesa da educação, não apenas como uma política, mas como um direito que deve ser garantida e efetivada. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo geral a elaboração de um site com formato de Portfólio Documental para alunos com deficiências matriculados na Rede Municipal de Educação de Niterói com ênfase na Unidade Escolar Julia Cortines. Salienta-se, como um dos objetivos específicos, a identificação, através de levantamento feito por escrito pela secretaria escolar, dos documentos dos alunos com deficiências, os quais solicitados na matrícula presencial na Unidade Escolar Julia Cortines. A metodologia empregada consiste na abordagem qualitativa com ênfase nas fontes primárias, dados e informações documentais, que ainda não foram tratados científica ou analiticamente. A coleta de dados realizada a partir de análise do levantamento feito por escrito pela secretaria da escola e observações de formas das informações documentais serão compartilhadas. O produto final desta pesquisa é um site com formato de portfólio com informações dos desafios, conquistas, retrocessos e avanços construídos durante sua vida escolar dos alunos em questão, registrados e organizados facilitando a construção de olhares de todos os envolvidos no processo educativo. Este aperfeiçoará a consulta, a concentração das informações documentais médicas, sociais e pedagógicas dos alunos do atendimento educacional especializado matriculados na unidade escolar, possibilitando a prática pedagógica dinâmica que seja capaz de reconhecer e valorizar as diferenças.-
Descrição: dc.descriptionThe present work has as its theme the inclusive education. Thus, this research aims to identify and classify the constitution of the inclusion process of a school in the municipal public education system, in the city of Niterói, in the state of Rio de Janeiro, specifically related to students with disabilities from the 1st to the 5th year of the regular education. The justification for this work, in turn, is given because, in recent years, the commitment to human rights has been presented in the context of the discussion of educational inclusion policy. Therefore, the defense of education, not only as a policy, but as a right that must be guaranteed and implemented. Thus, this work has as general objective the elaboration of a website with Documental Portfolio format for students with disabilities enrolled in the Municipal Education Network of Niterói, with emphasis on the Julia Cortines School Unit. One of the specific objectives is the identification, through a survey made in writing by the school secretary, of the documents of students with disabilities, which are requested in the face-to-face enrollment at the Julia Cortines School Unit. The methodology used consists of a qualitative approach with an emphasis on primary sources, data, and documentary information, which have not yet been treated scientifically or analytically. Data collection will be based on analysis of the survey made in writing by the school secretary and observations of forms of documentary information will be shared. The final product of this research is a website in portfolio format with information on the challenges, achievements, setbacks, and advances built during their school life by the students in question, registered and organized, facilitating the construction of views of everyone involved in the educational process. This repository will improve the consultation and concentration of medical, social and pedagogical documentary information of students enrolled in specialized educational services at the school unit, enabling a dynamic pedagogical practice that recognizes and values differences.-
Descrição: dc.description100 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado; Legislação, Documentos online-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva, Educação especial, Legislação, Site da Web-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive School; Specialized Educational Service; Legislation, Document computerization.-
Título: dc.titleCriação de um site com formato de Portfólio Documental para alunos do atendimento educacional especializado da Escola Municipal Júlia Cortines-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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