Uma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes / RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Rodrigo de Araújo-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Rodrigo de Araújo-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Raquel Brum Fernandes da-
Autor(es): dc.contributorPitrez, Maria Cláudia Martinelli de Mello-
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria Clara Pereira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24077-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774855-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa analisa a implementação do novo Ensino Médio integral, mais especificamente a oferta do Ensino Técnico em Administração com ênfase em Empreendedorismo, no Colégio Estadual José do Patrocínio, na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, na perspectiva dos alunos. Esta implementação teve início no ano de 2019, a partir da proposta de Reforma do Ensino Médio, que visa uma nova organização curricular e o aumento da carga horária. Desta forma, verificou-se as expectativas desta implementação, aliado ao contexto cultural, regional e socioeconômico da comunidade escolar, levando em consideração a conjuntura educacional e política nacional. Afim de obter estes dados, a pesquisa contou com a observação participante do ambiente escolar e da sala de aula e, ainda, a realização de entrevistas com os discentes. Esses dados coletados foram combinados com a revisão bibliográfica da literatura e a legislação pertinentes ao assunto. Portanto, de acordo com os dados obtidos, foi possível perceber que a reforma educacional para o Ensino Médio, proposta pelo governo, não levou em consideração o contexto e a realidade da escola e dos discentes no ensino técnico integral. Ademais, nota-se como o neoliberalismo está sendo disseminado no campo educacional, tendo em vista a internalização da subjetividade neoliberal analisada por Dardot e Laval (2016) e que também segue a lógica do capital humano, conforme definida por Foucault (2018). Portanto, tem-se uma reflexão acerca de como esta internalização da formação para o empreendedorismo, a partir do novo capitalismo, tem estado presente na vida dos discentes da escola, sem que eles sequer percebam.-
Descrição: dc.descriptionThe research analyzes the implementation of the new integral High School, more specifically the offer of the Technical Education in Administration with emphasis in Entrepreneurship, in the State College José do Patrocínio, in the city of Campos dos Goytacazes / RJ, from the students perspective. This implementation began in 2019, from the proposal of High School Reform, which aims at a new curricular organization and the increase of the workload. Thus, the expectations of this implementation were verified, allied to the cultural, regional and socioeconomic context of the school community, taking into consideration the educational conjuncture and national politics. In order to obtain these data, the research included participant observation of the school environment and the classroom and also conducting interviews with students. These collected data were combined with the literature review and the relevant legislation. Therefore, according to the data obtained, it was possible to realize that the educational reform for high school, proposed by the government, did not take into consideration the context and reality of the school and students in integral technical education. Moreover, it is noted how neoliberalism is being disseminated in the educational field, considering the internalization of neoliberal subjectivity analyzed by Dardot and Laval (2016) and also follows the logic of human capital, as defined by Foucault (2018). Therefore, there is a reflection on how this internalization of training for entrepreneurship, from the new capitalism, has been present in the lives of school students, without them even realizing it.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalism-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Título: dc.titleUma análise da implementação do novo ensino médio integral com curso técnico em administração com ênfase em empreendedorismo em um colégio estadual em Campos dos Goytacazes / RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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