Trajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.creatorLeite, Margarete Marçal da Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21869-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774854-
Descrição: dc.descriptionTrata-se de uma reflexão sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio no Liceu Nilo Peçanha a partir da narrativa da estudante "Manu" e de suas três colegas de classe com aproximação de trajetórias escolares de baixo desempenho e aproveitamento em relação à aprendizagem.O principal objetivo desta monografia é discutir como o processo de ensino-aprendizagem se torna um obstáculo para estudantes da escola básica, levando-os as vivências de fracasso e evasão em suas trajetórias no ensino médio. As questões norteadoras da pesquisa são: Como as representações do fracasso e da evasão se configuram na educação básica, com ênfase no baixo rendimento, relação docente-discente e processo de ensino-aprendizagem nas trajetórias escolares dos estudantes? Em que medida a trajetória da Manu espelha aproximações entre as histórias de fracasso escolar? A revisão bibliográfica crítica realizada contempla analistas dos campos das Ciências Sociais e Educação acerca do processo de aprendizagem, papel da relação professor-aluno, baixo desempenho, reprodução das desigualdades no sistema educacional brasileiro. A fim de explicitar as questões norteadoras da monografia, quatro estudantes do ensino médio participantes do Liceu Nilo Peçanha são entrevistadas narrando suas trajetórias escolares. As principais reflexões dizem respeito às dificuldades de aprendizagem em disciplinas específicas articuladas às vivências afetivas negativas entre docente e discente geram baixo desempenho escolar, conduzindo a evasão e repetição recorrente das séries. Neste sentido, as trajetórias escolares de baixo desempenho representam e alimentam a manutenção do fracasso e da evasão como um instrumento de reprodução desigual no sistema educacional brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionIt is a reflection on stories of evasion and failure in high school of The Nilo Peçanha High School, from the narrative of the student "Manu" and his three classmates with approximation of school trajectories of low performance and use in relation to the Learning. The main objective of this monograph is to discuss how the teaching-learning process becomes an obstacle for elementary school students, leading them to experiences of failure and evasion in their trajectories in high school. The guiding questions of the research are: How are the representations of failure and evasion configure dwell on basic education, with emphasis on low income, teacher-student relationship and teaching-learning process in students' school trajectories? To what extent does Manu's trajectory mirror approximations between stories of school failure? The critical literature review carried out includes analysts from the fields of Social Sciences and Education about the learning process, role of the teacher-student relationship, low performance, reproduction of inequalities in the Brazilian educational system. In order to explain the guiding issues of the monograph, four high school students participating in the Nilo Peçanha High School are interviewed narrating their school trajectories. The main reflections concern learning difficulties in specific disciplines articulated to negative affective experiences between teachers and students generate low school performance, leading to the evasion and recurrent repetition of the series. In this sense, low-performance school trajectories represent and feed the maintenance of failure and evasion as an instrument of unequal reproduction in the Brazilian educational system.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor-aluno-
Palavras-chave: dc.subjectBaixo desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetórias escolares-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias de fracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor-aluno-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-student relationship-
Palavras-chave: dc.subjectPoor performance-
Palavras-chave: dc.subjectSchool trajectories-
Palavras-chave: dc.subjectStories of school failure-
Palavras-chave: dc.subjectSchool dropout-
Título: dc.titleTrajetórias escolares de baixo desempenho: reflexões sobre histórias de evasão e de fracasso no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.