Proposta de sequência didática sobre Gravitação Newtoniana e Relativística, com uso de simuladores e Metodologias Ativas de Ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Raissa Fernandes Pessoa-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Reinaldo Faria de Melo e-
Autor(es): dc.creatorPereira, Larissa Fagundes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26623-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774846-
Descrição: dc.descriptionGravitação é um tema importante para o ensino médio, porém geralmente se fala somente da parte clássica, de Newton e de Kepler. Entretanto, também é possível abordar a gravitação na perspectiva relativística vista por Einstein com as suas pesquisas e descobertas sobre o tecido do espaço-tempo e com os buracos negros, que são temas que costumam despertar o interesse dos alunos. Somado a isso, temos o fato de que as aulas de Física costumam ser extremamente expositivas, somente com o professor falando, como em um monólogo, e os estudantes participando relativamente pouco da aula. Portanto, nesta monografia busca-se propor uma sequência didática que integre a gravitação clássica com a relativística, utilizando recursos pedagógicos adequados, como dois diferentes simuladores, e implementando as chamadas metodologias ativas de ensino, como o ensino por investigação, que geram uma participação significativa do estudante em seu processo de aprendizagem e também um maior interesse desses indivíduos pelos temas de Física. Essa sequência didática é adaptada para aplicação para ensino informal, em uma igreja, e com essa aplicação os resultados puderam ser analisados.-
Descrição: dc.descriptionGravitation is an important topic in high school, but it is usually taught only at the classical level, due to Newton and Kepler. However, it is also possible to approach gravitation in the relativistic perspective due to Einstein, with his research and discoveries about the fabric of space-time and black holes, which are topics that generally arise the interest of students. Added to this, we have the fact that Physics classes tend to be extremely expository, with only the teacher speaking, as a monolog, and students participating relatively little in the class. Therefore, this monograph seeks to propose a didactic sequence that integrates classic and relativistic gravitation, using pedagogical resources such as two different simulators, and implementing the so-called active teaching methodologies, such as learning by investigation, which generate a significant participation of students in their learning process and also a greater interest of these individuals in Physics topics. This didactic sequence was adapted for application for informal teaching, in a church, and with this application the results could be analyzed.-
Descrição: dc.description144 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGravitação-
Palavras-chave: dc.subjectRelatividade-
Palavras-chave: dc.subjectBuracos negros-
Palavras-chave: dc.subjectSimuladores-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGravitação-
Palavras-chave: dc.subjectRelatividade Geral-
Palavras-chave: dc.subjectSimuladores-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectGravitation-
Palavras-chave: dc.subjectRelativity-
Palavras-chave: dc.subjectBlack holes-
Palavras-chave: dc.subjectSimulators-
Palavras-chave: dc.subjectActive teaching methodologies-
Título: dc.titleProposta de sequência didática sobre Gravitação Newtoniana e Relativística, com uso de simuladores e Metodologias Ativas de Ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.