Avaliação das relações entre ensino e aprendizado de imunologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil-
Autor(es): dc.contributorDias, Eliane Pedra-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Cristina Lúcia Maia-
Autor(es): dc.contributorSalles, Maria José Sparça-
Autor(es): dc.contributorTavares, Daniel Augusto Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4492820142309978-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6220755242684276-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4383696340593005-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7413777415973548-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5733511332569043-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6132296511797908-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7020160917975945-
Autor(es): dc.creatorBarreto, Claudia Marcia Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10663-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774844-
Descrição: dc.descriptionAs Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em suas orientações para o ensino superior indicam as principais habilidades e competências necessárias ao desempenho profissional efetivo. A prática atual de ensino de Imunologia é focada apenas no ensino dos conteúdos e não tem contribuído para o aprendizado significativo e mudança conceitual pelos estudantes. Portanto, para adequarmos o ensino de Imunologia às orientações gerais das DCN realizamos uma pesquisa-ação que contemplou os seguintes objetivos específicos: i- avaliar os conhecimentos prévios, o aprendizado de Imunologia, as características do ensino e suas interrelações; ii- criar um plano pedagógico com base no resultado da avaliação diagnóstica do ensino e aprendizado e avaliar o efeito na formação de graduandos iii- promover o desenvolvimento docente para implementação do plano pedagógico piloto. Esta pesquisa de caráter quali-quantitativa foi realizada com a participação de docentes do departamento de Imunobiologia e de discentes dos cursos da área da saúde da UFF. Foram aplicados questionários para identificar e relacionar as concepções de estudantes e de professores sobre o sistema imunológico e para a avaliação do plano didático. Para caracterizar a prática de ensino dos professores foi realizada uma entrevista semi-estruturada e para avaliar o efeito do desenvolvimento docente foi usada a técnica de grupo focal. A análise de conteúdo foi usada na avaliação qualitativa das respostas dos participantes, que quando quantificadas sofreram avaliação estatística. Verificamos que os conhecimentos prévios sobre o sistema imunológico de 140 universitários são equivocados ou desatualizados. A metade conhece a função do sistema imunológico de acordo com o senso comum e apenas 0,7% conhece a sua organização morfofuncional. Sobre a influência da prática docente na formação do conceito do aluno, verificamos que uma turma apresentou alta proporção (62,5%, - p<0,05) de respostas em acordo com a concepção do seu professor - homeostase como função primária do Sistema imunológico – (SI) enquanto noutra os estudantes (50 % - p<0,05) abandonaram a concepção prévia de homeostasia como função secundária do SI permanecendo apenas a de defesa. Quanto a avaliação do efeito do plano pedagógico criado na formação dos estudantes verificamos que: i- 90% mudaram a percepção quanto à forma de aprender ciência; ii- 90% confirmaram o atendimento de suas expectativas e iii- 94,7% manifestaram satisfação com os recursos didáticos usados. Quanto ao desenvolvimento docente realizado em 72 horas de oficinas o efeito foi o de reflexão sobre a prática docente e conhecimento de novas técnicas e abordagens de ensino. Concluímos que a maioria dos estudantes que participou deste trabalho finalizou o ensino médio sem conhecimentos básicos e adequados relacionados à Imunologia e que a reformulação conceitual pelos estudantes é diretamente influenciada pela prática de ensino e pedagogia do professor. O plano didático criado e implementado foi efetivo visto que os estudantes: i- identificaram a importância da reflexão e do método científico no aprendizado de disciplina científica, manifestando-se positivamente quanto ao alcance de suas expectativas e ao aproveitamento dos recursos didáticos para o aprendizado. E por fim, o desenvolvimento docente é importante para a concretização acertada de um plano didático teoricamente fundamentado-
Descrição: dc.descriptionThe National Curriculum Guidelines (NCG) indicates the key skills and competencies necessary for effective training. The current teaching practice of Immunology is focused only on the disciplinar content that contributes little to meaningful learning and conceptual change for students. Therefore, to adapt the teaching of Immunology to NCG guidelines we conducted a research which included the following specific objectives: i - assess prior knowledge, teaching and learning characteristics of Immunology, their interrelationships; ii - evaluate the effect of the educational plan created based on the results of the diagnostic evaluation of teaching and learning, iii promote teacher development to implement the pilot educational project. This qualitative and quantitative research was carried out with the participation of undergraduate students from health courses and teachers from the Immunobiology Department. Questionnaires were applied to identify and relate students and teachers ideas of the immunological system and to evaluate the pedagogical plan. To characterize the teaching practice a semi-structured interview was made and to assess the effect of faculty development we used the focus group technique. The qualitative assessment of participants' responses was conducted using content analysis, which when quantified underwent statistical evaluation. We found that the prior knowledge about the immune system of the majority of 140 undergraduates are wrong or outdated. Half the known immune system function according to common sense and only 0.7% know their morph functional organization. We found an influence of teaching practice on the students’ concept formation. While class 1 had a high proportion (62.5% - p <0.05) of responses in accordance with their teachers concepts - homeostasis as a primary function of the immunological system - (IS) and other students (50% - p <0.05) abandoned the prior concept of homeostasis as secondary function of the IS remaining defense concepts. In evaluating the effect of the discipline plan created in the training of students found that: i- 90% changed the perception on how to learn science, ii- 90% confirmed the fulfillment of their expectations and iii- 94,7% expressed satisfaction with the resource materials used. As for faculty development through 72 hours of workshops was the effect of reflection on teaching practice and concern with the use of new techniques and approaches to teaching. We conclude that most students who participated in this study completed high school without the basic and appropriate knowledge related to Immunology and that the conceptual reformulation by students is influenced by the teacher’s pedagogical performance. The didactic plan created and implemented was effective as the students: i identified the importance of reflection and learning the scientific method in scientific discipline, manifesting positive about the extent of their expectations and use of educational resources for learning. Finally, teacher development is important for the realization of didactic plan, theoretically justified-
Descrição: dc.description140f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMudança conceitual-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento reflexivo-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento docente-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionalização do professor-
Palavras-chave: dc.subjectMudança (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor universitário; aspecto psicológico-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionalização-
Palavras-chave: dc.subjectConceptual change-
Palavras-chave: dc.subjectReflective thinking-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher development-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher profissionalization-
Título: dc.titleAvaliação das relações entre ensino e aprendizado de imunologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.