Changó, el gran putas: componentes heterogêneos da agência afrodiaspórica

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Autor(es): dc.contributorGelado, Gladys Viviana-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Anita Martins Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Waldelice Maria Silva de-
Autor(es): dc.creatorJesus, Esther Falcão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16003-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774823-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação se desenvolve com o intuito de analisar e repensar categorias literárias, como as de narrador e ponto de vista narrativo, no marco da heterogeneidade e demais componentes culturais relativos à agência afrodiaspórica, bem como a interação das mesmas como articuladoras principais da funcionalidade crítica em Changó, el gran putas, de Manuel Zapata Olivella. Obra na qual a utilização agramatical dos tempos verbais, a pluralidade de vozes narrativas e o ponto de vista múltiplo conspiram contra a estabilidade do romance enquanto a forma narrativa moderna mais valorizada. Evidenciando a produção cultural afrodiaspórica, permeada de elementos da diversidade cultural, linguística, étnica e social ao resgatar, sobretudo, os princípios religiosos e filosóficos das culturas iorubana e banto em um relato que acompanha a situação do homem negro desde o início da escravização dos povos africanos até seu desterro no continente americano e Caribe, proporcionando contatos culturais conflituosos entre diversos grupos, e a consequente busca de liberdade por parte dos colonizados até o século XX. A análise está centrada na terceira parte da obra, intitulada “La rebelión de los vodús”, que reelabora ficcionalmente os eventos históricos que deram lugar à Revolução Haitiana, abordados de acordo com a perspectiva mítica-religiosa baseada no vodu haitiano em sua função social, e no Muntu enquanto noção de pessoa, que orientam o relato como um todo. Portanto, a partir do trabalho teórico-crítico realizado até o momento, pode-se concluir que, para construir um relato capaz de comunicar a heterogeneidade cultural latinomericana e caribenha, orientado por uma cosmovisão africana, Manuel Zapata Olivella operou uma refuncionalização radical das categorias conformadoras do romance enquanto forma narrativa moderna, dando ensejo a um discurso que expressa uma visão crítica da história afrolatinoamericana-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation is developed in order to analyze and rethink the narrator categories and narrative point of view from the perspective of the afro-diasporic cultural heterogeneity, as well as the interaction of the main articulators of critical functionality in Changó, el gran putas, Manuel Zapata Olivella. The work proposes the agramatical use of verb tenses, the plurality of narrative voices and the multiple point of view conspiring against the stability of the novel as the most valued modern narrative form. The novel presents an afrodiasporic cultural production permeated by elements of cultural, linguistic, ethnic and social diversity by rescuing, above all, the religious and philosophical principles of Yoruba and Bantu’s culture in a report accompanying the situation of the black man from the beginning of the enslavement of African people to their exile in American and Caribbean continent, providing conflicting cultural contacts between various groups, and the consequent pursuit of freedom by the colonized until the twentieth century. The analysis focuses on the third part of the book, entitled “La rebelión de los vodús”, which fictionally re-elaborates the historical events that gave space to the Haitian Revolution, approached from the mythical-religious perspective based on Haitian voodoo in its social function, and in Muntu as a notion of person, which guide the story as a whole. Therefore, from the theoretical-critical work done so far, it can be concluded that, in order to construct a report capable of communicating Latin American and Caribbean cultural heterogeneity, guided by an African worldview, Manuel Zapata Olivella operated a radical refunctionalization of the conforming categories of the novel as a modern narrative form, giving rise to a discourse that expresses a critical view of Afro-Latin American history-
Descrição: dc.description130f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRefuncionalização das categorias narrativas-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura afrolatinoamericana-
Palavras-chave: dc.subjectHeterogeneidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectCosmovisão africana-
Palavras-chave: dc.subjectRevolução Haitiana-
Palavras-chave: dc.subjectManuel Zapata Olivella-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura hispano-americana-
Palavras-chave: dc.subjectHeterogeneidade-
Palavras-chave: dc.subjectDiáspora africana-
Palavras-chave: dc.subjectHaiti-
Palavras-chave: dc.subjectRefunctionalization of narrative categories-
Palavras-chave: dc.subjectAfrolatinamerican literature-
Palavras-chave: dc.subjectCultural heterogeneity-
Palavras-chave: dc.subjectAfrican cosmovision-
Palavras-chave: dc.subjectHaitian Revolution-
Título: dc.titleChangó, el gran putas: componentes heterogêneos da agência afrodiaspórica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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