Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Deise Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Aline Miguelis Falcão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9801 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774816 | - |
Descrição: dc.description | Geralmente a carga horária da disciplina de física no ensino médio não é suficiente para desenvolver atividades lúdicas que possibilitem ao aluno um entendimento mais profundo acerca dos conteúdos ministrados, juntamente com a realização de exercícios para a fixação das informações, validação dos conceitos físicos através de experimentos práticos e principalmente troca de experiências com os colegas para que a construção do conhecimento seja realizada de uma maneira mais eficaz. Seria possível empregar as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) no ensino de física como ferramentas auxiliares de forma que os alunos possam trabalhar a aprendizagem colaborativamente através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) moodle? O presente estudo objetiva sugerir uma proposta de ensino voltada para a utilização deste ambiente, na modalidade blended learning, em busca de melhorias na qualidade do ensino de física para o ensino médio, no sentido de mostrar aplicações práticas dos conceitos teóricos abordados e contribuir para uma mudança no processo de ensino-aprendizagem, através da colaboração entre pares, utilizando o ciberespaço como ferramenta aliada na construção de conhecimentos. O referencial teórico é sustentado por duas teorias: a teoria sociointeracionista de Vigotski, tendo em vista o valor dado à interação entre pares no AVA moodle, através da comunicação síncrona e assíncrona e a teoria dialógica de Bakhtin, uma vez que a interação se dá através da linguagem, do discurso dos sujeitos em gêneros diferenciados. O produto educacional é uma sequência didática elaborada no moodle sobre conteúdos da unidade de termologia, a nível de ensino médio, sendo parte das atividades conduzidas presencialmente e a outra parte à distância, para alunos de um curso de capacitação da Marinha, em caráter experimental. Dificuldades e ganhos de aprendizagem colaborativa serão comentados | - |
Descrição: dc.description | Generally, the workload of the discipline of physics in high school is not enough to develop play activities that allow the student a deeper understanding of the contents taught, together with the exercise of information fixation, validation of physical concepts through practical experiments and especially experience exchange with peers so that knowledge construction is carried out in a more effective way. Would it be possible to use the new information and communication technologies (ICTs) in teaching physics as ancillary tools so that students can work collaboratively through the virtual learning environment (VLE) moodle? The present study aims to suggest a teaching proposal focused on the use of this environment, in the blended learning modality searching improvements in the quality of high school physics teaching in order to show practical applications of the theoretical concepts addressed and to contribute to a change in the teaching-learning process, through collaboration among peers, using cyberspace as an allied tool in knowledge construction. The theoretical framework is supported by two theories: vigotski's socio-interactionist theory, considering the value given to the interaction among peers in (VLE) moodle, through synchronous and asynchronous communication; and Bakhtin's dialogic theory, since the interaction happens through language, the discourse among subjects in diferente genres. The educational product is a didactic sequence elaborated in moodle deal with contents of the thermology unit, at the high school level, being part of the activities conducted in person and the other part at distance, to students of the Brazilian Naval Force in a capacitation course, as an experimental procedure. Difficulties and gains in learning will be commented | - |
Descrição: dc.description | 133 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino interativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaboration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Título: dc.title | A utilização do ambiente moodle como ferramenta de aprendizagem colaborativa no aprimoramento do ensino de física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: