Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Morais, Maria Carmen | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Maria Danielle Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Weverton Dias de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12495 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774790 | - |
Descrição: dc.description | Com o passar dos tempos tem-se visto o grande avanço da tecnologia. A tecnologia e o ensino de Física podem caminhar juntos tornando as aulas mais atrativas para os alunos. Para isso, neste trabalho, foi feita uma revisão de literatura buscando trabalhos cujo objetivo é a inserção do Arduino no ensino de Física por meio de aulas experimentais. Verificou-se durante a pesquisa que as propostas analisadas utilizam materiais de baixo custo na montagem dos experimentos, o que é bastante importante, pois sabe-se que grande parte das escolas públicas de ensino médio não possuem verbas suficiente para adquirir kits experimentais para o ensino de Física. Optou-se pelo uso do Arduino, pois se trata de um sistema de fácil aquisição, além de ser um equipamento classificado na forma de software livre. Esse recurso do Arduino permite que seja feita qualquer alteração, o que o torna uma ferramenta poderosa, uma vez que pode ser usado em diversos experimentos, diferente dos kits experimentais que são apenas úteis nos experimentos para o qual foram projetados. Sendo assim, a inserção da tecnologia no ensino aliada as atividades experimentais são capazes de atrair o aluno, tornando o ensino-aprendizagem mais estimulante e contribuindo para um maior interesse pelo ensino de Física. | - |
Descrição: dc.description | With the passage of time has seen the great advance of technology. Technology and physics teaching can walk together making classes more attractive to students. For this, in this work, a literature review was searched for works whose objective is the insertion of the Arduino in the teaching of Physics by means of experimental classes. It was verified during the research that the proposals analyzed use materials of low cost in the assembly of the experiments, which is quite important, since it is known that a large part of the public high schools do not have sufficient funds to buy experimental kits for teaching of Physics. It was decided to use the Arduino, because it is an easy-to-acquire system, besides being an equipment classified in the form of free software. This Arduino feature allows for any changes to be made, making it a powerful tool as it can be used in many experiments, unlike the experimental kits that are only useful in the experiments for which they were designed. Thus, the insertion of technology in allied teaching the experimental activities are able to attract the student, making teachinglearning more stimulating and contributing to a greater interest in the teaching of Physics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microcontrolador Arduino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Softwares Livres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação no Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microcontrolador Arduino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação no ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arduino Microcontroller | - |
Palavras-chave: dc.subject | Free Software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation in Physics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Significant learning | - |
Título: dc.title | Arduino: uma ferramenta de construção de experimentos de física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: