Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Laura Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Marzano, Andrea Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Mencarelli, Fernando Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Leonardo Affonso de Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor | Venancio, Giselle Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Franca, Luciana Penna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14277 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774789 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa analisa as experiências de grupos dramáticos amadores que se organizavam em diversas formas associativas de expressão e lutavam por algum tipo de reconhecimento: maior instrução, melhorias urbanas, sociais ou trabalhistas ou exercitavam práticas de diversão na construção e afirmação de sua cidadania no cotidiano da capital no final do século XIX e início do XX. Sua composição social, como se organizavam, por que fazer ou assistir um espetáculo de amadores, assim como suas escolhas de repertórios e os critérios e motivações nas montagens são perguntas que, através de uma documentação diversificada, foram se esclarecendo. Disseminados por todos os bairros do Rio de Janeiro e com associados de diferentes camadas sociais, os grêmios, clubes e sociedades dramáticas eram espaços de sociabilidade e criação de vínculos e tensões sociais, expressas em disputas pessoais ou entre agremiações, que os definiam e marcavam posições e posicionamentos na sociedade carioca. Para além dos palcos, alguns clubes dramáticos ainda se dedicavam a produzir seus próprios periódicos, que colaboram na compreensão de suas formas de pensar e agir social e politicamente assim como identificar os motivos que levaram as escolhas de determinados repertórios, o seu fazer teatral, opiniões de artistas bem como sua compreensão acerca do amadorismo em teatro e suas oposições e rupturas em relação ao teatro profissional. Dessa forma, o teatro amador se constitui não apenas como linguagem, mas como prática social. | - |
Descrição: dc.description | This research analyses the amateur dramatic group experiences which were organized in a variaty forms of expression and fought for some kind of recognition: better education, urban, social and labor improvements or exercise leasure ways in building and confirming their citizen in the dayly life of the capital at the end of the 19th century and the beginning of the 20th. Their social structure, how they organized, why to produce or attend an amateur play, their repertory and criteria and motivations on building a show are questions that were getting cleared as going through a diversified documentation. Scattered in every single neighborhood and composed by different social groups, the associations, clubs and dramatic societies were spaces of sociability, tie criation and social tensions, expressed in personal and association disputes, which defined and established positions and actions in the carioca society. Beyond the stages, some amateur dramatic clubs were even dedicated to producing their own newspapers. It helps to understand their ways of thinking and acting social and politically as well as identifying the reasons for some repertory choices, their ways of making theater, opinions of artists and their comprehension about theater amateurism. It is also possible to realize their opinions and rupture related to the professional theater. Thus, the amateur theater is consisted of language, but also a social practice. | - |
Descrição: dc.description | 244f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | teatro amador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | associações dramáticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | imprensa teatral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drama | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | amateur theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | dramatic associations | - |
Palavras-chave: dc.subject | theater press | - |
Título: dc.title | Teatro Amador no Rio de Janeiro: associativismo dramático, espetáculos e periodismo (1871-1920) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: