Ensaio sobre a valorização da culinária tradicional local como estratégia identitária - territorial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Jorge Luiz-
Autor(es): dc.contributorCPF:48749508768-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3763844362386012-
Autor(es): dc.contributorCorrea, Aureanice de Mello-
Autor(es): dc.contributorCPF:45120089322-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2683721622875494-
Autor(es): dc.contributorBinsztok, Jacob-
Autor(es): dc.contributorCPF:02348578700-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6783064368837751-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Vania Menezes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17984-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774773-
Descrição: dc.descriptionThe geography of taste intends to investigate the relation feeding-society in the space perspective; it stops beyond the relation of the territory as production area, extending the vision on the cultural act of the feeding. The territory is the base for the development of a local culinary and, at the same time, the culinary prints symbolic markings of identification of the group. To appreciate and to consume definitive types of plates - and to forbid others - mark borders between identities cultures, therefore it configures territories. The social groups had been, throughout the time and in the space, wavering social and identitary relations to the act of feeding itself, creating embody culinary traditions in the construction of the origin myth. The valuation of the local culinary consists in an effective identitária strategy of these groups, affirming its conditions of existence and survival. Nowadays, to consume plates identified with typical alimentary and culinary cultures of specific groups can be read as to consume symbols of authentic identities. If on the other hand this consumption divert of the idea of the typical food as pertaining celebration of the meeting between the same identity, for another one the visibility of the product in the market guarantees to the group beyond a form of economic insertion in the global market, one to articulate politician who makes possible the claim of exclusiveness to the access and use to the territory of the production. Thus the valuation of the culinary if not only constitutes in a economic strategy, but also in a identitary and territorial strategy.-
Descrição: dc.descriptionA geografia do sabor pretende investigar a relação alimentação-sociedade na perspectiva espacial, para além da relação do território como área de produção, ampliando a visão sobre o ato cultural da alimentação. O território é a base para o desenvolvimento de uma culinária local e, ao mesmo tempo, a culinária imprime marcações simbólicas identificadoras do grupo. Apreciar e consumir determinados tipos de pratos - e proibir outros - marca fronteiras entre identidades/culturas, portanto configura territórios. Os grupos sociais foram, ao longo do tempo e no espaço, tecendo relações sociais e identitárias ao ato de alimentar-se, criando tradições culinárias imbricadas na construção de mitos de origem. A valorização da culinária local constitui-se numa efetiva estratégia identitária destes grupos, afirmando suas condições de existência e de sobrevivência. Nos dias de hoje, consumir pratos identificados com culturas alimentares e culinárias típicas de grupos específicos pode ser lido como consumir símbolos de identidades autênticas. Se por um lado esse consumo desvirtua a idéia da comida típica como celebração do encontro entre pertencentes a mesma identidade, por outro a visibilidade do produto no mercado garante ao grupo além de uma forma de inserção econômica no mercado global, um articularse político que possibilita a reivindicação de exclusividade ao acesso e uso ao território da produção. Assim a valorização da culinária se constitui não só numa estratégia econômica, mas também numa estratégia identitária e territorial.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Geografia-
Publicador: dc.publisherOrdenamento territorial e ambiental-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia do sabor-
Palavras-chave: dc.subjectCulinária regional-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade territorial-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias identitarias-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia humana-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia cultural-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectGeography of taste-
Palavras-chave: dc.subjectTerritorial-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Palavras-chave: dc.subjectlocal Culinary-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOGRAFIA FISICA-
Título: dc.titleEnsaio sobre a valorização da culinária tradicional local como estratégia identitária - territorial-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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