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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Vargas, Hustana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Carrano, Paulo César Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Heringer, Rosana Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Houri, Mônica de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Lourranny Paixão. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15773 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774758 | - |
Descrição: dc.description | Nas gestões governamentais do Partido dos Trabalhadores, assistimos a uma expansão da educação superior. Verificamos, em muitos casos, um ingresso maior de estudantes originários de famílias de meios populares. Nesta investigação, buscamos compreender o fato de que, apesar de situações adversas, como ausência de “capital cultural”, tão valorizado pelas instituições de ensino superior público, e a falta de recursos materiais, alguns estudantes conseguem ser uma exceção à regra, alcançando sucesso escolar e até mesmo se destacando academicamente. Partimos da hipótese de que existem diferenças secundárias entre famílias de meios populares, além da exploração de categorias como a religião e a mídia na escolarização desses universitários, que poderiam explicar as situações de sucesso acadêmico de seus membros. O referencial teórico tem como embasamento os autores Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, da sociologia francesa, e autores nacionais, tais como, Zago (2000), Pereira (2005), Setton (2005), Nogueira (2013) e Carvalho e Ramos (2018). Esses autores produziram estudos mais recentes que abordam a escolarização das camadas populares e transformam o sucesso escolar, "estatisticamente improvável", em nosso objeto de estudo, fundamentando esta pesquisa. Nesse caso, a abordagem da questão passa a ter um caráter positivo, sugestivo e propositivo, a partir das concepções e ações observadas nos sujeitos em três momentos: na escolarização básica, na disputa pela vaga da universidade, e dentro da universidade. Para tal, como recurso metodológico, a pesquisa valer-se-á de entrevistas produzidas junto aos graduandos da Universidade Federal Fluminense. Escolhemos graduandos das seguintes áreas: ciências exatas e da terra; ciência da saúde; engenharias e ciências humanas. Em todos os casos, a presença da mãe é evidente, além da circulação destes estudantes em meios com níveis de escolaridade maior dos que de seus familiares, além da importância da internet e das políticas públicas de acesso e permanência | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | During the Worker’s Party governmental administration, we have witnessed an expansion of higher education vacancies. In many cases, a greater influx of students from popular circles accessed the university level. In this investigation, we start with the hypothesis that there are secondary differences between popular families that could explain the academic success of some their members in the academic level. We also aims to understand the fact that, despite adverse situations, such as absence of “cultural capital”, valued by public higher education institutions, and some lack of material resources, some students were exceptions to this rule, achieving school success and even being highlighted academically. This study inquires about what would make such students an exception, compared with other students who would have all the conditions for a good performance, but did not. The theoretical framework is based in authors who deal with this theme from our reality, such as Nogueira (2013), Zago (2000), Setton (2005) and Pereira (2005). These authors produced more recent studies that approach the schooling of the popular strata and transform the school success, “statistically unlikely”, into object of study, grounding this research. To do this, as a methodological resource, the research will use interviews and will collect narratives from some graduates of the Universidade Federal Fluminense in the following areas: exact sciences and land; health science; engineering; and human sciences. The choice of the four areas of knowledge is necessary due to the perspective of comparison between large areas of knowledge | - |
Descrição: dc.description | 180 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sucesso Acadêmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Camadas populares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Pública Federal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política Pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário; aspecto econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic success | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popular layers | - |
Título: dc.title | Percursos de vida e estratégias de sucesso escolar entre estudantes de meios populares em uma Universidade Federal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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