Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVale, Tibério Borges-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4747844086411846-
Autor(es): dc.contributorMarques, Maria Danielle Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7367303830021148-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Erica Cristina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8479783726884704-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5415974320541693-
Autor(es): dc.creatorSilva, Denys Parreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774756-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho possui como principal objetivo propor uma possível abordagem para o ensino de Física no Ensino Médio. Para tanto apresentamos inicialmente alguns desafios a serem superados pela pesquisa no ensino de Física. Apoiamos este trabalho nas competências e habilidades sugeridas pelos PCNs e em aspectos de algumas teorias de aprendizagem. Procuramos também desenvolver em nossos alunos o senso crítico que o estudo da ciência nos oferece, e apresentar esta como uma construção humana que visa compreender e descrever a natureza. E que possam compreender o pensamento científico como algo mutável e fruto do trabalho e colaboração de muito cientistas. Em nossas aulas buscamos investigar primeiramente o tipo de pensamento que predomina em nossos alunos, um pensamento aristotélico ou galileano a respeito do movimento. Também utilizamos de Questionários avaliativos afim de investigar o conhecimento prévio dos alunos, seus interesses em aprender o novo conteúdo, o conhecimento adquirido com o curso e suas opiniões sobre o mesmo. O desenvolvimento das atividades propostas se deu de forma harmônica, de modo a privilegiar a interação com o aluno. O uso das Teorias de aprendizagem nos possibilitou uma visão mais ampla dos processos que estavam ocorrendo em sala de aula e acreditamos que o conhecimento e articulação destas teorias em conjunto nos forneceu uma ferramenta a mais para o fim que objetivamos. Por fim, como base nos dados coletados através dos questionários e por observações em sala de aula acreditamos ter concluído os objetivos propostos neste trabalho.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this work is to propose a possible approach for teaching the Thoery of Relativity in highschool. Therefore, initially we present some challenges to be overcome by physics teaching research. We support this work on skills and abilities suggested by brazillian PCNs and on aspects of a few learning theories, like the theories of David Ausubel and Vygotsky. We also seek to develop in our students the critical thinking which is reached in the science study, and to present the science as a human construct that seeks to understand and describe nature. We intend the students can understand the scientific thought as something mutable, fruit of the work and collaboration of numerous scientists. In our classes we seek first to investigate the kind of thinking that prevails in our students: an Aristotelian or Galileo thought about the move. So we use evaluation questionnaires in order to assess the students' prior knowledge, their interests in learning new content of Theory of Relativity, the knowledge gained from the course and their opinions about it. The development of the proposed activities took place smoothly, so as to favor the interaction with the student. The use of learning theories allowed us a broader view of the processes that were taking place in the classroom and we believe that knowledge and articulation of these theories together provided us an additional tool to reach that goal. Finally, we present the data collected through questionnaires and the observations in the classroom, followed by analysis, through which we believe we have completed the objectives proposed in this work.-
Descrição: dc.description71 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de relatividade-
Palavras-chave: dc.subjectRelatividade no Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectRelatividade (Física)-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectRelativity teaching-
Palavras-chave: dc.subjectRelativity in High School-
Título: dc.titleSobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.