Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCova, Rose Mary Latini-
Autor(es): dc.contributorCosta, Cauê Torres de Oliveira Guedes-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Ferreira da-
Autor(es): dc.creatorLins, Pedro Augusto Barcellos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28546-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774753-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo realizar uma investigação teórica a respeito das particularidades educacionais dos espaços museais e seu diálogo com as escolas e, à luz desse estudo, uma subsequente análise dos anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) buscando compreender como se aborda o diálogo escola-museu na pesquisa atual brasileira. Para análise de dados utilizamos os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam que apenas 1,4% dos trabalhos da ENPEC correspondem a estudos a respeito da relação museu-escola e apesar do reconhecimento da importância do diálogo entre os espaços formais e não-formais ainda é necessário aprofundar estudos e pesquisas para o desenvolvimento de metodologias e práticas que permitam o diálogo desses espaços em sua complementaridade.-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to carry out a theoretical investigation regarding the educational particularities of museum spaces and their dialogue with schools and, in the light of this study, a subsequent analysis of the annals of the XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) seeking to understand how is adressed the school-museum dialogue in current brazilian research. For data analysis we used the principles of Discursive Textual Analysis (DTA). The results indicate that only 1.4% of ENPEC works correspond to studies about the museum-school relationship and despite the recognition of the importance of dialogue between formal and non-formal spaces, it is still necessary to deepen studies and research for the development of methodologies and practices that allow the dialogue of these spaces in their complementarity.-
Descrição: dc.description54 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços não-formais-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectNon-formal spaces-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScientific divulgation-
Título: dc.titleEspaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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