Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cova, Rose Mary Latini | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Cauê Torres de Oliveira Guedes | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rafael Ferreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Lins, Pedro Augusto Barcellos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28546 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774753 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo realizar uma investigação teórica a respeito das particularidades educacionais dos espaços museais e seu diálogo com as escolas e, à luz desse estudo, uma subsequente análise dos anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) buscando compreender como se aborda o diálogo escola-museu na pesquisa atual brasileira. Para análise de dados utilizamos os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam que apenas 1,4% dos trabalhos da ENPEC correspondem a estudos a respeito da relação museu-escola e apesar do reconhecimento da importância do diálogo entre os espaços formais e não-formais ainda é necessário aprofundar estudos e pesquisas para o desenvolvimento de metodologias e práticas que permitam o diálogo desses espaços em sua complementaridade. | - |
Descrição: dc.description | This work aimed to carry out a theoretical investigation regarding the educational particularities of museum spaces and their dialogue with schools and, in the light of this study, a subsequent analysis of the annals of the XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) seeking to understand how is adressed the school-museum dialogue in current brazilian research. For data analysis we used the principles of Discursive Textual Analysis (DTA). The results indicate that only 1.4% of ENPEC works correspond to studies about the museum-school relationship and despite the recognition of the importance of dialogue between formal and non-formal spaces, it is still necessary to deepen studies and research for the development of methodologies and practices that allow the dialogue of these spaces in their complementarity. | - |
Descrição: dc.description | 54 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços não-formais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal spaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific divulgation | - |
Título: dc.title | Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: