Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello, Marcelo Pereira de | - |
Autor(es): dc.creator | Brilhante, Vania | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25537 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774725 | - |
Descrição: dc.description | O enfrentamento à pandemia de Covid-19 impôs à Educação a adoção emergencial do ensino remoto, como forma de dar continuidade às atividades pedagógicas, ocasionando uma metamorfose no sistema de ensino brasileiro. Com suporte no método fenomenológico em perspectiva qualitativa, por meio de consulta bibliográfica, com o intuito de esclarecer os aspectos teóricos pertinentes e com a realização de entrevistas, buscou-se identificar como os alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) administraram, contextualizaram e se inseriram nesse novo cenário. Procurou-se diagnosticar os principais desafios e dificuldades surgidas, e propor uma breve discussão. A pesquisa demonstrou que houve queda na qualidade e aproveitamento do ensino-aprendizagem, a ocorrência de abalo significativo na saúde mental dos estudantes, adversidades socioculturais e o surgimento ou agravamento de problemas de ordem socioeconômica, dentre os quais, o mais impactante foi a insegurança alimentar. Avultaram a desigualdade social, a ausência de políticas eficazes para assistência estudantil e a redução de verbas destinadas às universidades federais. A demanda por melhor estruturação e planejamento para o ensino remoto emergencial, com oferta de aperfeiçoamento tecnológico para professores e alunos, a necessidade de desenvolvimento de técnicas psicopedagógicas para acolhimento e integração dos alunos, que passaram por profundas transformações, e a urgência de políticas públicas estudantis foram os principais problemas identificados pelo trabalho neste período do ensino remoto. | - |
Descrição: dc.description | Facing the Covid-19 pandemic imposed on Education the emergency adoption of remote teaching, as a way of continuing pedagogical activities, causing a metamorphosis in the Brazilian education system. Supported by the phenomenological method, in a qualitative perspective, through bibliographic consultation, in order to clarify the relevant theoretical aspects and with interviews, we sought to identify how the students of the Universidade Federal Fluminense (UFF) managed, contextualized and entered this new scenario. An attempt was made to diagnose the main challenges and difficulties that emerged, and to propose a brief discussion. The research showed that there was a drop in the quality and use of teaching and learning, the occurrence of a significant impact on the mental health of students, sociocultural adversities and the emergence or worsening of socioeconomic problems, among which, the most impacting was food insecurity. Social inequality, the absence of effective policies for student assistance and the reduction of funds destined to federal universities increased. The demand for better structuring and planning for emergency remote teaching, with the offer of technological improvement for teachers and students, the need to develop psychopedagogical techniques for welcoming and integrating students, who have undergone profound transformations, and the urgency of public student policies were the main problems identified by the work in this period of remote teaching. | - |
Descrição: dc.description | 45 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social inequality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remote teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Título: dc.title | Pandemia de Covid-19 e ensino remoto: as implicações sociais geradas aos estudantes da Universidade Federal Fluminense entre 2020/2021 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: