Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Adriana Barbosa da | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Regis Eduardo Coelho Arguelles da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Lara Barros da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32478 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774721 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia tem como objetivo analisar os impactos das políticas neoliberais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. A pesquisa de cunho bibliográfico foi realizada por meio da análise de documentos, pesquisas e referenciais teóricos que se debruçam sobre o tema. A proposta era identificar as diferentes formas de exclusão que a classe trabalhadora experiencia nos espaços de educação formal. Os resultados da pesquisa mostraram que a universalização da educação, conforme preconiza a Constituição Federal de 1988, não foi suficiente para garantir o sucesso da classe trabalhadora na escola pública, uma vez que a burguesia formula, até os dias atuais, diferentes mecanismos de exclusão para dificultar o acesso, permanência e êxito das crianças e dos jovens, adultos e idosos na escola formal. Essa exclusão, dentre outros, ocorre na oferta desigual do conhecimento escolar ofertado para a classe trabalhadora, com distinção no processo formativo para estudantes com origens sociais distintas. Nas considerações finais compreendeu-se que somente a partir de uma mudança na estrutura econômica capitalista será possível que a educação destinada à classe trabalhadora seja ofertada com qualidade socialmente referenciada e como um direito inalienável a todos os indivíduos. | - |
Descrição: dc.description | This monograph aims to analyze the impacts of neoliberal policies on Youth and Adult Education (EJA) in Brazil. Bibliographical research was carried out through the analysis of documents, research and theoretical references that focus on the topic. The proposal was to identify the different forms of exclusion that the working class experiences in formal education spaces. The research results showed that the universalization of education, as recommended by the 1988 Federal Constitution, was not enough to guarantee the success of the working class in public schools, since the bourgeoisie formulates, to this day, different exclusion mechanisms for make it difficult for children and young people, adults and the elderly to access, remain in and succeed in formal schooling. This exclusion, among others, occurs in the unequal supply of school knowledge offered to the working class, with distinction in the training process for students with different social origins. In the final considerations, it was understood that only through a change in the capitalist economic structure will it be possible for education aimed at the working class to be in fact offered as an inalienable right to all individuals and with socially recognized quality. | - |
Descrição: dc.description | 73 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classe trabalhadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classe trabalhadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Working class | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Título: dc.title | Mecanismos e políticas de exclusão da classe trabalhadora à educação formal: reflexões sobre o impacto do neoliberalismo na educação de jovens e adultos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: