Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Lins, Consuelo da Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | Amâncio, Tunico | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Carlos Eduardo Pinto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Chagas Junior, Francisco Santiago Fernandes das | - |
Autor(es): dc.creator | Mager, Juliana Muylaert | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28267 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774720 | - |
Descrição: dc.description | Na tese abordam-se as relações entre documentário, memória e usos públicos do passado, tendo como ponto de partida dois festivais cinematográficos brasileiros: É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários e o Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. O trabalho apoia-se no estudo de caso de cada um desses eventos – no recorte temporal entre 1996 e 2014 –, a partir dos quais busca-se compreender o papel dos festivais como espaços de sociabilidade e formação de redes de sustentação da atividade cinematográfica no país em meio a mudanças do setor cultural, durante os governos da redemocratização. A análise das características e trajetórias desses dois festivais encontra-se atrelada à reflexão sobre os modos pelos quais a cultura visual e, particularmente, o cinema se apropria do passado na produção de narrativas audiovisuais. De forma mais específica, questiona-se o papel do cinema documentário na elaboração de uma memória pública da Ditadura Militar nas últimas três décadas, observando a atuação dos festivais como espaços de exibição, debate e circulação de obras audiovisuais que mobilizam a história para distintos públicos. A tese se insere no conjunto de pesquisas dedicadas a pensar as fronteiras entre história e cinema, a partir de um olhar interdisciplinar, configurando-se um amplo diálogo com as seguintes perspectivas em tela: estudos voltados para os festivais audiovisuais como fenômeno histórico e objeto historiográfico; pesquisas sobre os usos da história no cinema; e as recentes reflexões sobre história pública. | - |
Descrição: dc.description | This thesis discusses the interactions between documentary, memory and public uses of the past, within the scope of two Brazilian film festivals: It’s All True – International Documentary Film Festival [É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários] e o Recine – International Archive Film Festival [Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo]. Built upon the case study of these two festivals - within the years 1996-2014 –, the present work seeks to understand audiovisual festivals’ role, as settings for social interaction and network-building, in supporting Brazil’s cinematographic activity, amidst the redemocratization’s changing cultural field. The analysis of the characteristics and trajectories of these two festivals is linked to the reflection over the ways by which visual culture and, paricularly, cinema, appropriates itself of the past in order to produce audiovisual narratives. More specifically, the very role of documentary cinema in creating a public memory of the Military Dictatorship in the last three decades is questioned, by observing how festivals acted as spaces of exhibition, debate and circulation of audiovisual works which helped mobilize history for different sorts of public. The thesis, therefore, finds itself within the range of research dedicated to rethink the borders between History and Cinema, from an interdisciplinary approach which stages a broad dialogue with the following perspectives: studies of audiovisual festivals as historic phenomenon and historiographic object, researches on the uses of history in cinema; and the recent reflections on public history. | - |
Descrição: dc.description | 221 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Festival de cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Título: dc.title | É tudo verdade?: cinema, memória e usos públicos da história | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: