Imagética germânica na construção do olhar fotográfico: nos tempos do Estado Novo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorCPF:25314718715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4-
Autor(es): dc.contributorSá, Simone Maria Andrade Pereira de-
Autor(es): dc.contributorCPF:70685673715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789610D8-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Vera Lúcia Follain de-
Autor(es): dc.contributorCPF:22799699715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785427E2-
Autor(es): dc.contributorKornis, Mônica Almeida-
Autor(es): dc.contributorCPF:86120870422-
Autor(es): dc.contributorEssus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade-
Autor(es): dc.contributorCPF:33367598922-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5456423540789233-
Autor(es): dc.creatorSilva, Miguel Furtado Freire da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20255-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774713-
Descrição: dc.descriptionThe framework of this research is assembled under the assumption that there is a photo-cinematographic look distinguished by Third Reich Germany, we nominate it Germanic look. The transit of this imagetic has reached some communication parts which have built Brazilian estadonovista ideology portrait. Not only fixed photograph, which has gained room in graphic publications, specially in the neverbefore- released magazine Obra Getuliana, but also the cinematographic image recorded in short films produced by Cine Jornal Brasileiro do Departamento de Imprensa e Propaganda DIP reveal different plasticity construction that denotes reflex of the influence, as well as a will to get closer to the Germanic treatment given to the advertising diffusion pieces of Adolf Hitler thoughts. In Estado Novo, the images have received a new meaning. They were ascribed as having primacy in representing a new era, shaping a recreated nation, home and motherland of a new man. Considered similar to the written word, photography has divided graphic space into journalistic periodicals and advertising pamphlets. Inside the cinematographic journals it has reined as the carrier of the true facts, always followed by the verbal texts that cinema had appropriated from the accredited radio programs. The new means of communication fitted perfectly into the idea of renovation, apparent innovation, many times being mistaken for modernization. Therefore, modernization decanted by the governmental regime is symbolically established through recent media. This is the nuclear issue of the thesis, in order to reach it we undergo an intra-frame analysis, specially, the constituting elements of the photography new esthetics, which are re-presented as if they were breaking through the traditional canons of photographs, determining a new plastic composition of photocinematographic imagetic.-
Descrição: dc.descriptionA estruturação da pesquisa se forja sob o pressuposto da existência de um olhar foto-cinematográfico singularizado pela Alemanha do IIIº Reich, o que estamos denominando Olhar Germânico. O trafegar dessa imagética atingiu peças de comunicação que fizeram o retrato do ideário estadonovista brasileiro. Tanto a fotografia fixa que ganhou espaço nas publicações gráficas, em especial na inédita revista Obra Getuliana, quanto a imagem cinematográfica gravada na película dos filmes curtos produzidos pelo Cine Jornal Brasileiro do Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP revelam a construção de plasticidade distinta que denota, senão reflexo de influência, no mínimo, uma vontade de aproximar-se do tratamento germânico dado as peças de difusão propagandista do pensamento de Adolf Hitler. No Estado Novo as imagens receberam nova significação. A elas foi atribuída primazia na representação de um novo tempo, formador de uma nação re-criada, casa e pátria de um homem novo. Equiparada em importância com a palavra escrita, a fotografia dividiu os espaços gráficos nos periódicos jornalísticos e nos panfletos de propaganda. Nos jornais cinematográficos reinou como portadora da verdade dos fatos acontecidos, sempre comentada pelo texto verbal que o cinema apropriou dos acreditados programas de rádio. Os novos meios de comunicação serviram como luva para a ideia de renovação, aparente inovação, por vezes confundida com modernização. Assim, a modernização decantada pelo regime governamental se estabelece, simbolicamente, através das recentes mídias. Essa é a questão central da tese, para atingi-la procedemos metodologicamente uma análise intra-quadro, especialmente, os elementos constituintes da nova estética fotográfica, que desse lugar de visão se reapresentam rompendo cânones da tradição fotográfica, determinando uma nova composição plástica da imagética foto-cinematográfica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectCinematografia-
Palavras-chave: dc.subjectEstado Novo-
Palavras-chave: dc.subjectGermanismo-
Palavras-chave: dc.subjectPhotograph-
Palavras-chave: dc.subjectCinematograph-
Palavras-chave: dc.subjectGermanism-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleImagética germânica na construção do olhar fotográfico: nos tempos do Estado Novo-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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