Fatores determinantes do desempenho dos estudantes do ensino fundamental no estado do Ceará, de 2011 a 2017

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Roni Barbosa-
Autor(es): dc.contributorSalles, Marcus Vinicius da Silva-
Autor(es): dc.contributorBastos, Patrícia de Melo Abrita-
Autor(es): dc.creatorNunes, Lara Beatriz Rodrigues Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:39:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:39:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21973-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774711-
Descrição: dc.descriptionHá diversos estudos que mostram a importância da educação para todos os âmbitos da vida do ser humano. A educação apresenta um impacto no crescimento da economia e do desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo. No entanto, a escolaridade no Brasil é um fator que ainda precisa muito se desenvolver, principalmente no Nordeste e Norte, pois, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, foram as regiões que possuíram menos concluintes no Ensino Fundamental. Apesar disso, o estado do Ceará apresentou um crescimento muito expressivo na qualidade de ensino, mesmo com todas as adversidades de sua região. O estudo teve por base a Função de Produção Educacional (FPE) que busca explicar os fatores que impactam o desempenho escolar. Neste contexto, o presente trabalho tem por finalidade verificar os fatores que influenciaram no resultado educacional dos alunos do Ceará no Ensino Fundamental no período de 2011 a 2017, por meio do modelo multinível, utilizando os dados da Prova Brasil. Foi identificado que os principais fatores para a variabilidade da nota dos alunos são o ambiente familiar, características individuais do aluno e a infraestrutura escolar e seus recursos. Além disso, utilizando o modelo Multinível, considerando sua estimativa em dois níveis, foi validado que 25% das variações do resultado na nota escolar do estudante são justificadas pela diferenciação entre as escolas, o que mostra o efeito escola no desempenho do aluno-
Descrição: dc.descriptionThere are several studies that show the importance of education for all areas of human life. Education has an impact on the growth of the economy and the personal and professional development of each individual. However, schooling in Brazil is a factor that still needs to develop a lot, especially in the Northeast and North, because, according to data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (BIGS), in 2019, it was the regions that had less graduating from elementary school. Despite this, the state of Ceará showed a very expressive growth in education quality, despite all the adversities in this region. The study was based on the Educational Production Function (EPF) that seeks to explain the impact factors on school performance. In this context, the present work aims to verify the factors that influenced the educational outcome of elementary school's students of Ceará in the period from 2011 to 2017, through the multilevel model, using the Brazil Test data. It was identified that the major factors to grade variety of student’s grade are the family environment, the individual characteristics of the student and the school infrastructure and its resources. In addition, using the Multilevel model, considering its two-level estimate, it was validated that 25% of the variations in the student's grade result are justified by the differentiation between schools, which shows the school effect on student performance-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectCeará-
Palavras-chave: dc.subjectModelo multinível-
Palavras-chave: dc.subjectFunção de produção educacional-
Palavras-chave: dc.subjectIndicador educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCeará-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectQuality-
Palavras-chave: dc.subjectCeará-
Palavras-chave: dc.subjectMultilevel models-
Palavras-chave: dc.subjectEducational production function-
Título: dc.titleFatores determinantes do desempenho dos estudantes do ensino fundamental no estado do Ceará, de 2011 a 2017-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.