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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Enne, Ana Lucia Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:01915982758 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700782D7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nercolini, Marildo José | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:68890600522 | - |
Autor(es): dc.contributor | Naves, Santuza Cambraia | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:71324511222 | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire Filho, João Batista de Macedo | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00903275783 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796344P5 | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Janaina Faustino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17294 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774701 | - |
Descrição: dc.description | Owing to the relevance of the critical nature of institutions for the construction of legitimate Western cultural history, this dissertation aims at developing an investigation on strategies and mechanisms utilized by the Brazilian music critics of the 60 s within the MPB (Brazilian popular Music) category. The privileged object for such analysis will be the editorial column called Popular Music published in Jornal dos Sports between March and October of 1967 by Torquato Neto. The starting point of this work is the critique itself, at a certain extent since it constitutes a part of the broad intellectual project, which attempted to insert the country into the modernity as well as define its national basis since the 19th century. Thus, a second hypothesis is found, which is that critics assumed a role of legitimate representation channel of the produced Brazilian music at that time. It must be considered, though, that there were some debatable issues regarding the establishment of the Brazilian Popular Music. Some of these issues are the elaboration of distinct projects of Brazilianness and the attempt to connect the whole country through culture and eventually through music. In this very process, valuation criteria are carefully taken into consideration because they were the parameters for Torquato s judgement. Among the important references which deserve to be seriously explored for the problem investigation of values are Pierre Bourdieu and Steven Connor. By so doing it, it will be possible to understand some processes such as: how some artists eventually stood out from the others, how prestige arose from the Brazilian socio-cultural hierarchy and how distinctive criteria were established in the 60 s in order to classify the Brazilian popular Music (MPB) a musical style of good taste . An analysis of how this generic category was based on names and how the Bossa Nova artists contributed to the consolidation of the memory inherited from the identity of the popular music in the country will be conducted. | - |
Descrição: dc.description | Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro | - |
Descrição: dc.description | Tendo em vista a relevância da instituição crítica na construção e legitimação de toda uma história cultural no Ocidente, esta dissertação tem como objetivo central desenvolver uma investigação acerca das estratégias e mecanismos utilizados pela crítica musical brasileira dos anos 1960 na formação da categoria MPB. O objeto privilegiado para tal análise será a coluna Música Popular , publicada no Jornal dos Sports entre março e outubro de 1967, por Torquato Neto. Partimos da hipótese de que a atuação da crítica, guardadas as devidas proporções, compôs parte de um projeto intelectual ampliado que, desde finais do século XIX, buscou inserir o país na modernidade e, sobretudo, definir as bases da identidade nacional. Assim, como uma espécie de desdobramento desta hipótese, levantamos a segunda, qual seja, de que a crítica assumiu o papel de porta-voz legítimo na criação de um discurso sobre a música brasileira produzida na época. Consideramos que algumas questões estavam perpassando o debate em torno da construção da MPB, dentre elas, a elaboração de projetos distintos de brasilidade e a tentativa de costurar o país através da cultura e, mais tarde, por meio da canção. Neste processo, atentaremos para os critérios de valoração envolvidos, ou seja, os parâmetros que balizavam todos os julgamentos realizados pela crítica. Dentre as referências importantes para problematizar a questão dos valores, utilizamos Pierre Bourdieu e Steven Connor, entre outros. Acreditamos que, deste modo, poderemos compreender alguns processos: de que modo determinados artistas e sonoridades terminaram sendo consagrados adquirindo, a partir de então, prestígio e legitimidade na hierarquia sócio-cultural brasileira; e como os critérios distintivos estabelecidos desde os anos 1960 fizeram com que o ato de ouvir MPB se tornasse, mesmo nos dias atuais, sinal de status e bom gosto musical. Analisaremos, igualmente, de que maneira esta categoria genérica foi canonizada ancorada em nomes como os dos artistas da bossa nova, da chamada música de protesto e da tropicália, contribuindo expressivamente para a consolidação de uma memória identitária sobre a música popular no país. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Torquato Neto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coluna Música Popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | MPB | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Editorial Column Popular Music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian popular Music (MPB) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Values | - |
Palavras-chave: dc.subject | National identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | A crítica musical dos anos 1960 e o processo de construção da MPB: uma análise da coluna Música Popular , de Torquato Neto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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