Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Veloso, Letícia Helena Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Ana Luiza da Gama e | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Lara Denise Góes da | - |
Autor(es): dc.creator | Alcantara, Gabriel Gordo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:39:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:39:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24075 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774697 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo monográfico busca estabelecer uma relação entre antiutilitarismo e organizações para pensar uma crítica ao predomínio da razão instrumental na sociedade contemporânea. Para tanto, articula conceitos de Guerreiro Ramos e Marcel Mauss para uma análise da presença desta razão nas organizações escolares, que aparecem como obstáculo para o desenvolvimento de escolas democráticas. | - |
Descrição: dc.description | This article proposes to correlate (1) the concept of anti-utilitarianism and (2) organizational studies as a pathway for critiquing the prevalence of instrumental rationality in contemporary society. In order to investigate the presence of such rationality in educational organizations, as well as the ways it might hinder the possibility of true democratic schools, the article discusses ideas from Guerreiro Ramos and Marcel Mauss. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Utilitarismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Razão instrumental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Utilitarismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Utilitarianism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumental rationality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracy | - |
Título: dc.title | Por uma abordagem antiutilitarista das organizações escolares a partir de Guerreiro Ramos e Marcel Mauss | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: