Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Xavier, Giovana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29859 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774689 | - |
Descrição: dc.description | Este livro faz parte de uma coleção, o projeto coletivo "Personagens do pós-Abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano", contemplado com o Edital "Memórias Brasileiras: Biografias" (n° 13/2015 da Capes). O sétimo volume trata das experiências da equipe do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Diversidade UFRJ, em diversas oficinas sobre personagens importantes da história do pós-abolição retratadas nesta coleção. Essas personagens tiveram suas histórias contadas em uma instituição da rede pública do Rio de Janeiro, a Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, localizada em Costa Barros, um dos bairros mais carentes e vulneráveis da cidade, devido à ausência do poder público no que tange à garantia de direitos humanos básicos. Dialogando com os conteúdos regulares dos currículos, os biografados servem de motivo e guia para a inclusão de homens e mulheres negros nas narrativas sobre a história do Brasil - escrita e ensinada. A equipe defende que o melhor caminho não é criar um conteúdo complementar e separado da História oficial, mas preencher a história do país com os inúmeros registros da participação e do protagonismo de sujeitos como os biografados, em qualquer conjuntura ou evento. Os sete volumes da coleção são acompanhados por um site que disponibiliza diversos materiais - oficinas, vídeos, planos de aula, banco de imagem, em torno de personagens negros biografados (http://personagensdoposabolicao.uff.br/). Apesar de grandes contribuições para a história republicana do Brasil, esses personagens tiveram suas vidas silenciadas, esquecidas ou não reconhecidas. Foram homens e mulheres marcados pela condição racial e de gênero que levantaram bandeiras antirracistas e atuaram na transformação das possibilidades de exercício da cidadania da população negra no Brasil. As biografias publicadas também trazem uma contribuição importante para o público em geral, para futuros professores e para os alunos da educação básica, pois permitem conhecer melhor a História do pós-abolição e do racismo no Brasil e, em volume especial, entrar em contato com novas formas de ensinar e aprender histórias do Brasil republicano | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | EdUFF | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói, RJ | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil – Pós-abolição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo – história – avaliação | - |
Título: dc.title | “A gente só sabe o final quando se encerra” : novas formas de ensinar e aprender histórias do Brasil Republicano | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Ebook | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: