Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Vânia de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Clua, Esteban Walter Gonzalez | - |
Autor(es): dc.contributor | Salgado, Luciana Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, André Paulo Dantas de | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Jhonatan Azevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27944 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774667 | - |
Descrição: dc.description | Veleiros Autônomos ganharam, nos últimos anos, maior visibilidade acadêmica e também em diversos setores comerciais, como monitoramento ambiental e levantamentos batimétricos. Contudo, não percebemos que a seção de testes desses veículos ganha a mesma atenção, ainda que esses sejam essenciais para garantir o bom funcionamento e conservação das embarcações. Já, na literatura de Veículos Autônomos terrestres, encontramos diversos materiais da área de Teste de Software. Com isso em mente, nessa monografia nos propomos uma definição de Corner Cases para Veleiros Autônomos adaptando uma definição já existente para veículos terrestres. A partir de um estudo da literatura e uma consulta com velejadores, percebemos que os cenários de risco estão relacionados a alguns elementos de navegação, chamados de Classes Relevantes. Na nossa definição criamos uma equação logica capaz de, a partir de um cenário, classificá-lo como Corner Case ou não, baseado nas classes relevantes e seus atributos. Finalmente, para validar a definição, conduzimos um mini grupo focal, composto por pesquisadores da área que não encontraram falhas na proposta | - |
Descrição: dc.description | Autonomous sailboats gained, in the last few years, bigger academic and commercial visibility, in several segments, such as environmental monitoring and bathymetric surveys. However, we didn’t notice the same growth in the Software Testing section, even though this is essential for the good functioning and maintenance of the boats. On the other hand, on Autonomous Land Vehicles, we found a lot of material about Software Testing. With that in mind, in this paper, we propose a definition of Corner Cases for Autonomous Sailboats by adapting a pre-existing definition for land vehicles. Studying the literature and upon consultation with sailors, we realized that risk scenarios are related to a few navigation elements, called Relevant Classes. In our definition, we created a logical equation, able to classify whether a scenario is a Corner Case based on its Relevant Classes and their attributes. Finally, to validate the definition, we conducted a mini focus group, composed of researchers of Autonomous Sailboats, who failed to find issues with our proposal. | - |
Descrição: dc.description | 51 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corner Cases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teste de Software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veleiros Autônomos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos Autônomos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículo autônomo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software Testing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomous Sailboats | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomous Vehicles | - |
Título: dc.title | Da terra para água: Adaptando estratégias de teste de veículos autônomos terrestres para aquáticos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: