Relações de clientela entre eleitor e candidato: centros sociais na baixada fluminense (Duque de Caxias e Nova Iguaçu)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAugusto, Claudio de Farias-
Autor(es): dc.contributorCPF:91430196922-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9143019697734171-
Autor(es): dc.creatorPaulo, Marli da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20334-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774647-
Descrição: dc.descriptionThe present paper tackles the creation and functioning of service provider institutions for the population, very often called social centers . The study on this subject leads us to question until where the use of these centers is a valid alternative in the assistance of social needs. The intention is to carry out the analysis on these entities and to understand as this form of services rendered can interfere in Brazilian society. For so much, the trajectory of the clientelismo was studied in our country, its breaks, continuities and transformations. In social centers constant services are made available, regardless being electoral time or not. Thus, it s a constant practice for politicians to offer services. In this sense, we can realize that when the State does not supply the most elementary services in the social area, the wanting population looks for other forms of providing for this deficiency, resorting to politicians who use clientelismo as a form of obtaining electoral profits. Having in mind the elections, many candidates begin to worry about doing some type of work that could be presented to the population as being a part of his interest for social matters. In this sense, social centers end up being used like an efficient instrument of personal projection and propaganda-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda a criação e o funcionamento de instituições prestadoras de serviços à população, muitas vezes denominadas de centros sociais . O estudo sobre esse tema nos leva a indagação sobre até que ponto a utilização dessas obras são uma alternativa válida no atendimento de carências sociais. A intenção é realizar a análise sobre essas entidades e entender como essa forma de prestação de serviços pode interferir na sociedade brasileira. Para tanto, foi abordada a trajetória do clientelismo em nosso país, suas rupturas, continuidades e transformações. Nos centros sociais são disponibilizados serviços permanentes, independentemente de ser época eleitoral ou não. Assim sendo, é prática constante os políticos oferecerem benesses. Nesse sentido, podemos perceber que quando o Estado não fornece os serviços mais elementares na área social, a população carente procura outras formas de suprir essa deficiência, recorrendo a políticos que utilizam o clientelismo como forma de obter ganhos eleitorais. Tendo em vista as eleições, muitos candidatos começam a se preocupar em fazer algum tipo de trabalho que possa ser apresentado à população como sendo parte de seu interesse pelo social. Nesse sentido, os centros sociais acabam sendo usados como um eficiente instrumento de projeção e propaganda pessoal-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Ciências Políticas-
Publicador: dc.publisherTeoria Política e Interpretações do Brasil e Estado e Sociedade-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectAspecto político-
Palavras-chave: dc.subjectClientelismo-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social de comunidade-
Palavras-chave: dc.subjectSocial service-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical aspect-
Palavras-chave: dc.subjectPatronage-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Service community-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA-
Título: dc.titleRelações de clientela entre eleitor e candidato: centros sociais na baixada fluminense (Duque de Caxias e Nova Iguaçu)-
Título: dc.titleCustomer relations between voter and candidate: centers in baixada fluminense (Duque de Caxias, Nova Iguaçu)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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