Implantação de novo fluxo de notificação de queixas técnicas em um hospital sentinela do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPontes, André Teixeira-
Autor(es): dc.contributorGheller, Martha Palma-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ronaldo Ferreira da-
Autor(es): dc.creatorMachado, Michelle Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14952-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774638-
Descrição: dc.descriptionNo âmbito da farmacovigilância, a notificação de desvios de qualidade de medicamentos e de produtos para a saúde ao detentor de registro é uma atividade importante, possibilitando a adoção de medidas corretivas e melhoria da qualidade dos produtos ofertados. Esta atividade foi implantada e testada no Instituto Nacional de Cardiologia. Trata-se de um estudo experimental, prospectivo e de abordagem quantitativa, realizado entre janeiro e dezembro de 2015. No período em estudo foram recebidas e analisadas 81 notificações. Em relação ao tipo de produto, a categoria medicamentos foi a mais notificada. Os tipos de queixas técnicas mais frequentes foram “unidades avariadas”, “problema de embalagem” e “ausência de unidades”. Em relação à classificação de risco à saúde, mais da metade referiam-se a desvios de baixo risco (classe III), enquanto que apenas cerca de 20% tratava-se de desvios de alto risco (classe I). Também foram propostos indicadores de qualidade da resposta do fornecedor: tempo de resposta para uma determinada notificação, esclarecimento ou não do desvio de qualidade pelo detentor de registro, realização ou não da reposição do produto e adoção ou não de medidas de correção/melhorias pelo detentor de registro. A análise mostrou a importância da notificação de queixa técnica para a minimização dos riscos relacionados ao uso de medicamentos, na medida em que algumas notificações referiam-se aos riscos de grau I e II. Somado ao fator segurança dos pacientes, a análise também demonstra o impacto da nova rotina sobre o fator custos, uma vez que houve a redução do prejuízo financeiro. Ademais, o novo fluxo também contribuiu para o desenvolvimento de uma prática assistencial segura e de qualidade para os pacientes-
Descrição: dc.descriptionIn the pharmacovigilance context, the notification of medicines and health products quality deviations to the registration holder is an important activity, enabling the adoption of corrective measures and improving the quality of the products offered. This activity has been deployed and tested at the National Institute of Cardiology. This is an experimental, prospective and quantitative approach study, conducted between January and December 2015. During the study period were received and analyzed 81 notifications. Regarding the type of product, the drug category was the most notified. The most frequent types of technical complaints were "defective units", "packaging issue" and "absence of units". In relation to the classification of health risk, more than half related to low-risk deviations (class III), whereas only about 20% of high-risk deviations (class I). Were also proposed supplier response quality indicators: response time for a particular notification, clarifying whether or not the quality deviation by the record holder, and whether or not the replacement of the product and the adoption or not corrective measures/improvements by the holder from register. The analysis showed the importance of technical complaint notification to minimize the risks related to drug use, so far as some notifications related to the risks of class I and II. Added to patient safety factor, the analysis also demonstrates the impact of the new routine on the cost factor, since there was a reduction in losses. Moreover, the new flow also contributed to the development of a health care practice safe and quality for patients-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança do paciente-
Palavras-chave: dc.subjectDesvios de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectVigilância pós-uso/pós-comercialização-
Palavras-chave: dc.subjectFarmácia hospitalar-
Palavras-chave: dc.subjectPatient safety-
Palavras-chave: dc.subjectQuality deviations-
Palavras-chave: dc.subjectPost-use/post-marketing surveillance-
Título: dc.titleImplantação de novo fluxo de notificação de queixas técnicas em um hospital sentinela do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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