Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Luz, Daisy Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Wanda da Conceição de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Eden Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Gracielle Ramoa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:38:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:38:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4923 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774637 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem o intuito de analisar a inserção de atividades práticas na disciplina de Física, nos níveis fundamental e médio e a sua relevância para a aprendizagem significativa dos conteúdos dessa disciplina. Este trabalho foi aplicado a estudantes de escolas públicas de Niterói e municípios vizinhos e o tema de eletricidade foi escolhido por fazer parte do dia a dia dos alunos. Foram realizadas dois tipos de oficinas, a primeira (em 2013) intitulada “Clube de Ciências”, cuja divulgação foi feita via internet e por cartazes. E a segunda, no ano seguinte, com alunos do Colégio Estadual Aurelino Leal, participantes do projeto de Extensão: “Aulas Extras de Laboratório para Alunos do Ensino Médio”, coordenado pela Professora Wanda da Conceição de Oliveira, do Instituto de Física da UFF. A análise das aulas e das listas de exercícios aplicadas indica que as atividades experimentais foram relevantes para a aprendizagem significativa | - |
Descrição: dc.description | This work aims to analyze the insertion of practical activities in the course of Physics, at the elementary and high school level, as well as their relevance for the significant learning of the contents of this course. The study was realized with students from public schools in Niterói and neighboring cities and the topic of electricity was chosen since it is part of the daily lives of the students. Two types of workshops were held: the first (in 2013) entitled "Science Club", announced via internet and posters. And the second, the following year, with students from Colégio Estadual Aurelino Leal, participants of the extension project: "Classes in Laboratory Activities for High School Students", coordinated by Professor Wanda da Conceição de Oliveira of the Institute of Physics of the UFF. The analysis of lessons and applied exercises lists indicates that the experimental activities were relevant to promote meaningful learning | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades práticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Practical activities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching physics | - |
Título: dc.title | As atividades experimentais no ensino de física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: