Pedagogia da "Tinta Vermelha"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArreguy, Marília Etienne-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Richard-
Autor(es): dc.contributorVidal, Paulo Eduardo Viana-
Autor(es): dc.contributorBogéa, Diogo Barros-
Autor(es): dc.contributorBastos, Leonardo Maia-
Autor(es): dc.contributorGil, Alexandre Vasilenskas-
Autor(es): dc.creatorChads, Bruno Holmes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28592-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774613-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho pretende pensar o ensino de filosofia. Cabe a esta, segundo acreditamos, exercitar, com os estudantes, o pensamento através da formulação de problemas. Pensar é formular problemas. Mas como colocar os problemas filosóficos de modo a alcançar estudantes de todos os graus de conhecimento, inclusive os mais elementares? É tocando na "ferida". O filósofo de quem partiremos é Slavoj Žižek. Ao colocar o problema do Real, a filosofia, em sua inflexão com a psicanálise lacaniana, paradoxalmente postula um solo de entendimento que, por nunca se esgotar, causa instabilidade, rupturas e necessidade de reconstrução. O nome “tinta vermelha”, presente no título desta tese, provém de uma piada contada por Žižek na qual um trabalhador se refere a uma impossibilidade de falar de maneira direta a respeito do “estado de coisas”. Trata-se da metáfora de uma linguagem a ser elaborada que permita que se articule o que não pode se apresentar de forma explícita. Oposta às pedagogias descafeinadas ou fundamentalistas que se sustentam no medo, a pedagogia da tinta vermelha consiste em reestruturar os pressupostos, em reorganizar o “já sabido”. Acreditamos que um trabalho pedagógico deve ser o de desenvolver e ampliar a linguagem – isto é, de fornecer tinta vermelha – para que se pense o que estaria para além dos limites dos pressupostos. Eis, então, o que entendemos ser a vocação de uma pedagogia filosófica, que, enquanto tal, pode servir de orientação ao ensino de filosofia: ampliar a linguagem e suas potencialidades através da elaboração e desenvolvimento de conceitos para pensar uma situação, a realidade, o mundo.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe present work intends to reflect on the teaching of philosophy. It is up to this, we believe, to exercise, with the students, thinking through the formulation of problems. To think is to formulate problems. But how to pose philosophical problems in such a way as to reach students of all levels of knowledge, including the most elementary ones? It is touching the "wound". The philosopher from whom we will depart is Slavoj Žižek. By posing the problem of the Real, philosophy, in its inflection with Lacanian psychoanalysis, paradoxically postulates a ground of understanding that, because it never runs out, causes instability, ruptures and the need for reconstruction. The name “red ink”, present in the title of this thesis, comes from a joke told by Žižek in which a worker refers to an impossibility of speaking directly about the “state of things”. It is the metaphor of a language to be elaborated that allows articulating what cannot be presented explicitly. As opposed to decaffeinated or fundamentalist pedagogies that are based on fear, the pedagogy of red ink consists of restructuring assumptions, of reorganizing what is “already known”. We believe that a pedagogical work should be to develop and expand the language – that is, to provide red ink – so that one thinks about what would be beyond the limits of assumptions. This is what we understand to be the vocation of a philosophical pedagogy, which, as such, can serve as a guideline for the teaching of philosophy: expanding language and its potential through the elaboration and development of concepts to think about a situation, a reality, the world.-
Descrição: dc.description238 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProblema-
Palavras-chave: dc.subjectTinta vermelha-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectZizek, Slavoj, 1949--
Palavras-chave: dc.subjectProblem-
Palavras-chave: dc.subjectRed Ink-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectPsychoanalysis-
Título: dc.titlePedagogia da "Tinta Vermelha"-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.