O crowdfunding a partir das perspectivas sobre a cultura material: o processo comunicacional do projeto mola Structural Kit

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Simone Pereira de-
Autor(es): dc.contributorChagas, Viktor Carneiro de Souza-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Marcelo Castañeda de-
Autor(es): dc.creatorDias, Natalia dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:38:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:38:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21627-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/774610-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é analisar os processos sociais estabelecidos dentro de um projeto de financiamento coletivo. O Mola Structural kit foi um projeto de financiamento coletivo que arrecadou uma quantia de 1206% a mais do valor solicitado, no ano de 2014. Sendo ainda um dos projetos de maior arrecadação na história do crowdfunding brasileiro, a sua proposta era a construção de um kit composto por molas e imãs para estudar o comportamento das estruturas arquitetônicas. O modelo de financiamento coletivo, que promove muitas ideias a partir de uma rede de colaboração já pré-definida, como uma rede de fãs, apresenta também projetos que não tem a base de fãs como meio de consolidar a arrecadação, como é o caso do Mola. Mediante esse panorama, e sem querer apresentar fórmulas de sucesso sobre, visa-se entender, por outra ótica, o processo das práticas sociais travadas por esse projeto. Dessa forma, e com o objetivo de contribuir para o aprofundamento do debate sobre o crowdfunding, através da perspectiva comunicacional, este estudo traçou uma análise sobre as construções das redes sociotécnicas que sustentaram o projeto Mola. Sob o aporte da metodologia qualitativa, junto com a cultura material e tendo como base teórico-metodológica a Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012), essa pesquisa coletou dados empíricos que auxiliaram na observação dos atores da rede, destacando a importância de estabelecer os fluxos sociais de uma rede social - prezando tanto os atores humanos, quanto os não-humanos - de forma que tais interações possam ser revertidas em apoios que levam ao financiamento do projeto em questão.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this research is to analyze the social processes established within a crowdfunding project. Mola Strucural kit was a collective financing project that raised a sum 1206% greater than the amount requested, in 2014. Being one of the most profitable projects in the history of crowdfunding in Brazil, it proposed construction of a kit composed of springs and magnets to study the behavior of the architectural structures. The crowdfunding model, which promotes project ideas from a predefined network of collaborators, such as fans network, also presents projects that do not have the fan base as a means of consolidating the fund-raising, as is Mola. From this perspective, and without wanting to present formulas for its success, it is intended to understand, from another point of view, the process of social practices that have been waged by this project. In this way, and with the aim of contributing to the deepening of the debate on the crowdfunding through the communication perspective, this study analyses the construction of the socio-technical networks that supported the Mola project. Using qualitative methodology, along with material culture and the Actor-Network Theory (Latour, 2012) as a theoretical-methodological basis, this research collected empirical data that helped in the observation of network actors, highlighting the importance of establishing the social flows of a social network by considering both human and non-human actors so that such interactions can be reversed in support that leads to the funding of the project.-
Descrição: dc.description175f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInteração social-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria ator-rede-
Palavras-chave: dc.subjectCrowdfunding-
Palavras-chave: dc.subjectCatarse-
Palavras-chave: dc.subjectMola model-
Palavras-chave: dc.subjectFinanciamento-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo-
Palavras-chave: dc.subjectColetividade-
Palavras-chave: dc.subjectSocial interaction-
Palavras-chave: dc.subjectActor-network theory-
Palavras-chave: dc.subjectCrowdfunding-
Palavras-chave: dc.subjectCatarse-
Palavras-chave: dc.subjectMola model-
Título: dc.titleO crowdfunding a partir das perspectivas sobre a cultura material: o processo comunicacional do projeto mola Structural Kit-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.